FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Wilker Grassioti consagrou, na manhã desta quinta-feira (3/9), uma das etapas mais importantes de sua vida. Aos 21 anos, o jovem foi homenageado pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) com uma placa em reconhecimento por seu empenho e competência, representando o Senai-DF na 43o WorldSkills 2015, realizada no mês passado em São Paulo. A competição certificou Wilker como profissional de excelência quando o assunto é Mecânica de Refrigeração e Ar-condicionado.
O competidor encontrou no ensino técnico um norte para sua vida, ao exemplo do que já vivenciara em casa, com o pai e o irmão mais velho que trabalham com a mesma ocupação. Inclusive, o irmão Willian Grassioti, que é treinador do irmão mais novo, sagrou-se campeão mundial na WorldSkills de Londres, em 2011, na mesma ocupação profissional.
A cerimônia de entrega da placa em homenagem a Wilker ocorreu na sede da Fibra e contou com a presença da mãe do jovem, Valdirene Grassioti, que diz estar orgulhosa do desempenho e da jornada traçada pelo filho. “Sou grata por todas as portas que o Senai-DF abriu para meu filho. Estou muito feliz com tudo que tem acontecido na vida dele”, afirma.
“Wilker nos brindou com o diploma de excelência e se tornou um símbolo de Brasília. Ele é um dos melhores do mundo em Mecânica de Refrigeração e Ar-Condicionado. Parabéns a ele, a seus familiares e a toda equipe do Senai Taguatinga que contribuiu para que ele fosse esse sucesso. O Sistema Fibra tem muito orgulho de você”, afirmou o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, momentos antes de entregar uma placa ao competidor brasiliense.
O desempenho de Wilker foi acompanhado de perto por Jamal. O presidente da Fibra liderou comitiva de deputados distritais e membros do Executivo local à WorldSkills e pôde conferir o desempenho do atleta in loco. “Você [Wilker] é um talento e mostrou a todos que a educação profissional é uma opção importante para nossos jovens, para que eles consigam bons empregos. Cerca de 90% dos jovens formados pelo Senai-DF saem do curso empregados e a WorldSkills evidenciou isso. Você foi nossa propaganda aos parlamentares”, completou Jamal.
Ao longo dos últimos dois anos e meio, Wilker treinou ininterruptamente nas dependências do Senai-DF para alcançar índice para competir na WorldSkills, sempre na busca por excelência. Como reconhecimento desta caminhada, o competidor afirma estar realizado e diz não ter palavras para expressar seus sentimentos de gratidão e felicidade, sobretudo aos familiares e treinadores. “Ninguém chega a nenhum lugar sozinho, para vencer é preciso uma equipe competente como a minha”, comenta Wilker.
Lili Tavares, representante da WorldSkills no DF, diz estar satisfeita com o encerramento desta etapa e conta que foi um processo gratificante. “O fim deste ciclo mostra que estamos no caminho certo. O Senai-DF é um destaque no ensino profissionalizante no país e a homenagem ao Willian reconhece isso”, diz.
O Brasil na competição
Os competidores, treinados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), bateram um recorde histórico ao conquistar 27 medalhas: 11 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze, além de 18 certificados de excelência. No ranking de pontos totais, o time brasileiro ficou no lugar mais alto do pódio, seguido da Coreia do Sul, França, Japão e China Taipei. Este ranking soma a pontuação que os competidores de cada delegação obtiveram nos desafios.
Marcus Fogaça
e-mail:marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefones: 3362-6127 / 96740238
Foto: Glaucya Braga