Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

Seguindo uma tradição de 30 anos, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) produziu o oitavo documento da história da instituição dedicado a apresentar aos candidatos ao governo do DF e à sociedade as prioridades da indústria do DF para o desenvolvimento do setor.

A Pauta da Indústria 2023-2026 – Diretrizes para o desenvolvimento industrial do DF apresenta as principais demandas do setor industrial, organizadas pelo corpo técnico da Fibra a partir da consulta a empresários da indústria e da análise de dados técnicos produzidos pela Federação ou por instituições públicas.

O documento é dividido em três dimensões estratégicas: Infraestrutura e Marcos Regulatórios, Melhoria do Ambiente de Negócios e Ecossistema de Inovação e Transferência Tecnológica. Agrupadas nas dimensões estratégicas estão 12 diretrizes, organizadas cronologicamente pelo nível de urgência e de viabilidade de execução, que é de curto, médio ou longo prazo.

Como principal meta apresentada no documento está a implantação da Política de Desenvolvimento Sustentável do DF, obrigação prevista no Zoneamento Ecológico-Econômico do DF (ZEE-DF), instituído em 2019. Tratada como diretriz-síntese, a política é o instrumento estruturante de desenvolvimento, com possibilidade de instituição em curto prazo, mas com efeitos que atravessam décadas.

“Está clara a necessidade de diversificação da matriz econômica do DF, hoje extremamente dependente das administrações públicas local e federal. A implantação da Política de Desenvolvimento Sustentável do DF é importante porque vai nortear o desenvolvimento econômico da capital federal em longo prazo, de forma sólida”, afirma o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar. “Diante deste cenário, a Federação reforça a importância do fortalecimento do setor industrial como base da economia local. A indústria é a solução para a geração de empregos e de renda que o DF vai precisar nos próximos anos para suprir a demanda diante do crescimento populacional e da redução do número de vagas de trabalho no serviço público. Uma indústria forte move toda a cadeia produtiva, alavancando as vendas do comércio, fortalecendo o setor de serviços e gerando mais inovação e tecnologia”, diz.

Diretrizes
Das 12 diretrizes apresentadas no documento, algumas destacam-se, como as que tratam do aprimoramento da segurança jurídica, da legislação tributária e da melhoria dos instrumentos de crédito e de fomento e a que demanda a criação da Agência de Promoção de Investimentos do DF.

“Uma agência de promoção de investimentos tem duas funções fundamentais na mudança da matriz econômica do DF: a capacidade de identificar potenciais investidores que se adequem ao perfil de desenvolvimento local, e a construção de um ambiente para que o DF seja considerado como local rentável para a instalação de empreendimentos”, diz o presidente da Fibra.

Entrega aos candidatos ao governo do DF
A Pauta da Indústria 2023-2026 – Diretrizes para o desenvolvimento industrial do DF foi enviada de forma digital a todos os candidatos ao governo do Distrito Federal e será entregue, posteriormente, na versão impressa.

Para Jamal, a publicação reforça o trabalho da Federação como parceira dos poderes Legislativo e Executivo na construção de projetos para o desenvolvimento do DF. “A Fibra mantém diálogo transparente com os poderes Legislativo e Executivo, seja na rotina da discussão das pautas de interesse ou na produção de documentos e de publicações, que têm por objetivo dar apoio aos agentes públicos na tomada de decisão em temas que afetam o setor industrial. Por isso é fundamental a produção de análises como a Pauta da Indústria 2023-2026, instrumento que, além de levar de forma objetiva as demandas da indústria aos candidatos ao governo, apresenta também à sociedade o posicionamento do setor”.

Acesse aqui a versão digital da Pauta da Indústria 2023-2026 – Diretrizes para o desenvolvimento industrial do DF.

Texto: Nilson Carvalho
Arte: Alex Próspero
Assessoria de Comunicação da Fibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *