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02 8 2018 Fachada FIBRA Foto Moacir Evangelista 2Com o objetivo de sensibilizar negócios locais para ingresso no mercado internacional, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) promoverá nos dias 4 e 5 de maio a Semana da Empresa Exportadora. O evento, presencial, é organizado pelo Centro Internacional de Negócios da Federação (CIN-DF) e tem inscrições gratuitas e limitadas, pelo site bit.ly/SemanaExportadora.

Durante o seminário, serão discutidos temas relacionados à internacionalização, com a participação de representantes de instituições de comércio exterior locais e nacionais. No primeiro dia, as atividades ocorrerão das 8h às 12h30, no edifício-sede da Fibra.

No começo da manhã, será assinado um memorando de entendimento entre a Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Fibra com o objetivo de fomentar a colaboração para planejamento e execução de iniciativas locais na área do comércio exterior.

O acordo será operacionalizado por meio do desenvolvimento de planos de trabalho específicos para cada ação planejada: instituição de programa de auxílio à promoção comercial, à exportação e à importação, bem como à internacionalização de empresas do DF; identificação de áreas prioritárias e mercados promissores para os produtos locais; estabelecimento de redes internacionais de transferência de conhecimento e elaboração de estudos estratégicos e relatórios para subsidiar políticas e iniciativas por parte de stakeholders locais, nacionais e internacionais.

Painéis sobre internacionalização
Na programação do dia 4 de maio, haverá dois painéis. Para falar sobre internacionalização como estratégia de crescimento da empresa, a conversa será com o gerente de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, Igor Celeste, o coordenador comercial de cargas da Inframérica, Alexandre Telles, e o vice-diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Fibra, Paulo Eduardo Montenegro de Ávila e Silva.

Já o segundo bate-papo abordará casos de sucesso locais, com as empresárias Ana Paula Braga de Ávila e Silva, da Confraria, e Yannah Raslan, da Confeitaria da Torre, além da presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF), Walquiria Aires.

Na ocasião, as empresas participantes também poderão se inscrever para receber gratuitamente um plano de ação para exportação elaborado de acordo com a metodologia do Plano Nacional da Cultura Exportadora. Haverá também a exposição Circuito Exporta DF, que apresentará o trabalho de 11 marcas que atuam no DF e que já exportaram ou são exportadoras ou potenciais exportadoras, além dos serviços ofertados pelo CIN-DF e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) no apoio aos negócios.

No dia 5, das 8h às 11h, a atividade será externa, com visita técnica ao terminal de cargas do Aeroporto de Brasília. O objetivo é conhecer na prática os procedimentos operacionais de exportação e importação. As inscrições estão encerradas.

Balança comercial do DF
De acordo com informações do Centro Internacional de Negócios da Fibra (CIN-DF), com base em dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a indústria brasiliense exportou US$ 71 milhões no primeiro trimestre de 2023, o que representa cerca de 70% do total de exportações da capital do País. Entre os principais produtos industriais exportados estão carne e preparações de carne, ouro não monetário e alimentos para animais. No mesmo período de 2022, o montante total foi de US$ 75 milhões, sendo US$ 50 milhões industriais.

Já o total importado pelo DF nos primeiros três meses de 2023 totalizou US$ 1.187 bilhão — desse, US$ 1.186 bilhão referente apenas à indústria. Integram o topo da lista produtos farmacêuticos e medicinais, aeronaves e outros equipamentos, incluindo suas partes, produtos petrolíferos e materiais e produtos químicos. No mesmo período de 2022, o montante total foi de US$ 853 milhões, sendo US$ 852 milhões referentes à indústria.

Texto: Samira Pádua
Foto: Moacir Evangelista/Fibra – 2.8.18
Assessoria de Comunicação da Fibra

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