Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

19 SNCT FotoMoacirEvangelista03122022 2 de 3“Sonho um dia aprender sobre robótica, estudar novas formas de desenho e a construir equipamentos que nos ajudem em casa”, diz Carlos Miguel Serrão (de casaco preto), de 13 anos. O garoto  cursa o 7º ano do Ensino Fundamental e sonha em trabalhar como engenheiro da computação. E foi inspirado nesse desejo que ele mobilizou a família, que mora em Planaltina de Goiás (GO), a ir visitar a 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

No sábado, 3 de dezembro, o jovem, os três irmãos, a mãe e a avó foram até o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade para conhecer a mostra. Carlos, que é um entusiasta da inovação, pode ver no estande da Federação das Indústrias do DF (Fibra), do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) projetos desenvolvidos em sala de aula pelos alunos das instituições.

Os trabalhos escolares expostos durante a Semana envolveram pesquisas, estudos de caso, saídas de campo e montagem de protótipos e que tiveram como base a inovação como solução para demandas da indústria 4.0.

“Eu adorei a impressora 3D. Entendi que pelo computador é possível desenhar algo online e a máquina de impressão faz a cópia sozinha. Eu até ganhei um porta-celular de mesa, todinho feito desta forma”, contou Carlos Miguel, empolgado.

19 SNCT FotoMoacirEvangelista03122022 3 de 3No projeto Indústria 4.0 e Cidades Inteligentes: Um Caminho Para Oportunidades, por exemplo, os estudantes da 2ª série do Novo Ensino Médio do Sesi Gama, que fazem o curso técnico de Eletrotécnica na unidade do Senai da mesma região administrativa, criaram um protótipo de uma cidade com tecnologias sustentáveis.  “Pensamos em um espaço futurístico com distribuição de lojas e mercados mais próximos das residências para diminuir a emissão de gases dos veículos, estufa para plantação de frutas e verduras e a implementação de energias renováveis, tais como solar e eólica”, explica a aluna Thiemy de Lacerda (foto à esquerda), de 16 anos. Eles construíram a maquete com algumas peças feitas na impressora 3D.

A 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorreu de 28 de novembro a 4 de dezembro. O tema desta edição foi Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e a realização foi do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Finep – Inovação e Pesquisa e do governo local. Os recursos foram do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

A inciativa, que começou em 2004, tem o objetivo de mobilizar a população, em especial as crianças e os jovens, sobre temas e atividades de ciências e de tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Para o aluno Caio Maia, de 16 anos, que está cursando a 2ª série do Novo Ensino Médio no Sesi Taguatinga, a experiência em participar da Semana é uma oportunidade para que ele desenvolva sua comunicação e para levar conhecimento a crianças e jovens. “Replicar o que eu aprendi é uma forma de eu melhorar minha dicção e minha postura ao apresentar um trabalho, além disso estamos levando ciências para outras pessoas. Aqui, o público tem acesso à estudos que envolvem física, química, matemática e artes.”

Caio e outros colegas de sala criaram a X-Era Oficina Maker. O projeto busca promover a ciência e incentivar os estudantes na iniciação científica frente aos novos desafios do Novo Ensino Médio.  A ideia dos alunos do Sesi-DF é atuar como tutores nas áreas transversais de robótica, física, matemática, biologia e química. Já no eixo de ciências humanas, na construção do pensamento crítico e de soluções baseadas de transformações sociais. Ou seja, o projeto prevê que eles levem até escolas públicas o que foi produzido na oficina como telescópio, microscópio, protótipo de foguete e robô. Tudo feito com material reciclado, a fim de trabalhar também a sustentabilidade.19 SNCT FotoMoacirEvangelista03122022 1 de 3

No estande das instituições 156 pessoas, entre alunos e funcionários, trabalharam para expor os 15 projetos científicos, sete elaborados pelo Sesi-DF e outros oito pelo Senai-DF, reunidos no espaço SenaiLab. O Senai-DF também promoveu dois cursos na unidade móvel do DF Inova Tech — Cibersegurança Descomplicada e Web Design. Foram entregues 652 certificados de participação nas capacitações rápidas. Na primeira, o participante aprendeu sobre os principais tipos de ataques hacker e a importância da cibersegurança para o mundo atual, além de receber dicas de como proteger seus dados e aparelhos remotos de ataques e roubo de informações. Já na oficina de design, foi possível aprender conceitos básicos da área e edição de imagens.

Visita guiada
Na manhã do dia 1º de dezembro, uma comitiva formada por empresários da indústria local liderada pelo presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, e composta por diretores da Federação e por dirigentes de sindicatos que compõem a Fibra, realizaram uma visita guiada ao estande das instituições.

“O Brasil precisa com urgência investir em tecnologia e em inovação. Estes jovens que apresentam seus projetos aqui precisam de apoio para colocar o Brasil como um país que exporta, além de commodities, produtos industriais de alto valor agregado. É necessidade iminente mudar a lógica de produção de riqueza do País, a partir de uma indústria forte, moderna, e que tem capacidade de trazer para a sociedade muito mais renda, mais empregos e de gerar ao Estado maior arrecadação”, afirmou Jamal Jorge Bittar.

O grupo pôde visitar o estande e os alunos apresentaram os projetos preparados para a Semana. Acompanharam a comitiva da Fibra, pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, o diretor do Departamento de Tecnologias Aplicadas, Eduardo Soriano Lousada e os secretários de Articulação e Promoção da Ciência, Daniel Lavouras, e de Pesquisa e Formação Científica, Marcelo Morales. A secretária-substituta da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo do DF, Kíssila Nicolai também participou da visita.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Moacir Evangelista/Fibra
Fotos da visita guiada: Victor Hugo Pessoa/Fibra
Assessoria de Comunicação da Fibra
 
Veja aqui a galeria de fotos da SNCT:
 

Fibra, Sesi e Senai-DF reuniram inovação e tecnologia na 19ª SNCT

Veja as fotos da visita da comitiva da Fibra:
19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *