Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
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A internacionalização das empresas tem se tornado uma prática um tanto quanto interessante para os brasileiros, por ser uma oportunidade de alavancar os negócios, uma alternativa para conter o enfraquecimento do mercado interno. Em especial, a exportação é vista como a melhor aproximação comercial com outros países, pois abre portas para outros grandes negócios futuros, além de contribuir com a competitividade. Este foi o assunto abordado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), em palestra realizada no dia 2 de junho, no edifício-sede da Fibra, localizado no SIA.

Compuseram a mesa o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, o diretor de desenvolvimento industrial da Confederação Nacional da Industria (CNI), Carlos Eduardo Abijaodi, o diretor da Escola de Gestão e Negócios da Universidade Católica de Brasília, André Cavalcante, e o primeiro vice-presidente da Fibra, Elson Póvoa.    

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) revelam que, de janeiro a abril deste ano, foram identificadas mais de 15 mil empresas exportadoras, sendo 96 acima de US$ 100 milhões e 12 mil até US$ 1 milhão.  O diretor da CNI destacou pontos importantes sobre a internacionalização, como o aumento do valor da marca pela presença internacional, a capacidade de inovação tecnológica e o diferencial perante os concorrentes gerando uma maior competitividade.

Ainda de acordo com Abijaodi, as micro e pequenas empresas representam 45% das exportações e cerca de 1,2% do total de volume exportado do Brasil. “Apesar de tímida, a participação dessas pequenas empresas precisa ser ampliada de uma forma progressiva e contínua. Elas são o que mais representam o Brasil”, ressaltou. O diretor também falou da relevância da empresa de oferecer um serviço constante, fidelizando o importador. “Quando o produto é aceito pelo seu comprador, significa que o exportador tem um produto bom, de qualidade e que o importador está satisfeito com a relação comercial, criando um vínculo de longo prazo”, destacou.

Koc Pitt, um caso de sucesso

Para enriquecer a palestra e mostrar aos demais participantes que a exportação pode ser uma realidade, o CIN trouxe um case para compartilhar a experiência positiva com a internacionalização, a partir da orientação do Centro Internacional de Negócios da Fibra. Trata-se da empresa brasiliense Koc Pitt, sexta maior fabricante de sandálias de borracha do País. O dono do negócio, Jeová Sousa, iniciou a confecção de sandálias de borracha há 19 anos, em um pequeno galpão localizado na região administrativa de Santa Maria. Ele conta que, ao pensar em alavancar seu negócio, decidiu pela prática da exportação. O primeiro passou foi procurar a Fibra. O total apoio veio por meio do CIN, que o orientou sobre como ingressar no mercado internacional. A decisão deu certo. Com quase uma década atuando no mercado externo, a Koc Pitt já exporta cerca de 240 mil pares de sandálias por mês para os Estados Unidos (Havai), Espanha, Franca, Marrocos (Magreb), Gâmbia, Guiné-Bissau, Angola, África do Sul, Peru e Equador.

“É como fazer um bolo. Nós, empresários, temos todos os ingredientes, mas precisamos que alguém nos auxilie na receita, em como fazer. As orientações que eu recebi pelo CIN, no meu processo inicial para exportação, foram decisivas para que conseguisse estar onde estou hoje”, ressaltou Jeová. O empresário ainda aconselhou aos participantes em se preocupar com a qualidade do seu produto para iniciar a venda externa. “Não que meu produto fosse ruim, mas os de lá são muito superiores. O mercado internacional é exigente e tem um controle de qualidade maior” completou. 

Convênio de Internacionalização com a UCB

Na ocasião, o presidente da Fibra assinou o Convênio de Cooperação Técnica com a Universidade Católica de Brasília para a elaboração de Planos de Marketing Internacional. O diretor da Escola de Gestão e Negócios da Universidade, André Cavalcante, destacou a importância do termo para o desenvolvimento dos conhecimentos dos alunos no campo das atividades práticas e para as responsabilidades da universidade como um todo.  “A universidade tem seu papel com a sociedade também. Sua função principal vai além das questões de ensino. Ela tem sua participação no desenvolvimento regional no ambiente do qual ela está inserida.” André ressaltou, ainda, a importância da cooperação para a participação, da universidade e dos alunos, na construção e crescimento das organizações e da cidade onde estão inseridos, além de agregar conhecimento para os alunos, tornando-os formadores de opiniões sobre o assunto. “O aluno sai da universidade com uma experiência fantástica, tendo passado por organizações desenvolvidas e que tem sua parcela de importância dentro da indústria, da participação da formação do produto e, principalmente, da economia regional”, completou.

O diretor-secretário da Fibra, Paulo Eduardo de Ávila e Silva, falou da importância do Plano de Marketing para uma organização e da troca de conhecimentos, em que as empresas terão o suporte técnico e, a universidade, a prática da realização do estudo. “Já existem empresas pré-selecionadas, nas quais serão feitos os planos de marketing. As considerações feitas e os problemas colocados pelos empresários fazem parte da solução de um bom plano de negócio, seja ele para internacionalizar ou para recolocação no mercado interno. Não há como montar uma empresa ou ampliar seu negócio, se você não tem um plano”.

A entrega do paper para o 1º Ciclo do Convênio está prevista para este primeiro semestre de 2016, com a finalidade de servir de inteligência comercial para a tomada de decisão da empresa e análise de inserção no mercado internacional. Os referidos Planos de Marketing estão sendo elaborados pelos estudantes da disciplina de Marketing Internacional da UCB, supervisionados pela professora Camilla Cunha e pela representante da Fibra, Viviane Brunelly.

Gabriela Soares
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Telefone: (61) 3362.6127
E-mail: gabriela.soares@sistemafibra.org.br

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