Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

Formatura do Vira VidaQuando entrou para o projeto ViraVida, em 2014, a jovem Bela Santos* não imaginava que sua vida fosse mudar tanto. Então moradora de um abrigo para menores em Luziânia, Bela não tinha perspectivas de futuro, não gostava de interagir com outras pessoas e carregava na bagagem um histórico de problemas familiares e uma infância de violência.

Esta terça-feira (10/03) marcou a virada na sua vida. A formatura da 8ª turma do ViraVida significou mais que o fim desta etapa na trajetória da jovem, marcou o primeiro dia de um futuro promissor. Na plateia, estava a mãe, que segundo ela, se tornou uma parceira e no diploma de conclusão do curso-passaporte para uma vida de grandes projetos. 

No final do ano passado, Bela ganhou uma bolsa para cursar Direito em uma Universidade do DF, o que a faz vislumbrar uma carreira como promotora. Musicista, a jovem toca violino, estuda francês e, graças ao projeto, faz estágio na promotoria de direito ao consumidor do TJDFT.

“Aprendi a sonhar e sei da minha capacidade de realizar estes sonhos. O ViraVida foi incrível neste processo, me dando apoio e formação profissional. Aqui fiz amigos”, afirmou a jovem, agora sorridente e cheia de planos.

Antes do início da solenidade de formatura, o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal, Jamal Jorge Bittar, fez questão de ir ao encontro dos jovens para parabenizá-los pela conquista e ressaltar o quanto são vitoriosos. “Vocês são vencedores e o objetivo desta festa é comemorar a vitória de vocês. Saiam daqui com a cabeça erguida”, frisou.

Durante seu discurso, já no decorrer do evento, ele ressaltou o quanto o Sistema S local está evolvido com a causa defendida pelo ViraVida e se comprometeu com a continuidade do evento em sua gestão. “Vamos estimular que mais parceiros participarem desta causa. Daqui saem jovens formados para o mercado, temos uma média de empregabilidade de 85%, e cidadãos para a vida”, completou.

Ainda emocionada com o evento, a coordenadora regional do programa no DF, Maria Aparecida Lima, conta que a cada turma que se forma é como se houvesse a vitória de um pedaço dela e celebra a nova fase da vida de cada aluno. “Eles nasceram para voar, mas eram privados disso, estavam presos em gaiolas, nós só abrimos as portas dessas gaiolas e possibilitamos que eles sejam livres”, comenta.

Exemplos

Os ex. alunos do projeto Daniel Borges* e Patrícia Dantas* foram convidados para serem os mestres de cerimônia da formatura da 8ª turma do ViraVida. Ambos conseguiram, com o apoio social e psicoterapêutico, mudar de vida. Daniel cursa Gestão de RH e conta que no ViraVida se qualificou e ganhou estabilidade, conquista improvável no interior do Pará, seu estado de origem. “No projeto, fui descobrindo minhas capacidades e dons. Aprendi a sonhar”, afirma.

Patrícia sonha em ser jornalista. Com o projeto, retomou os estudos e se diz emocionada com o convite em ser a mestre de cerimônia da formatura. “Sou da 6ª turma. É muito significativo para mim estar aqui hoje. Mostrar que as coisas podem dar certo”, diz.

Sobre a nova turma que vai começar no próximo dia 23, ela manda um recado. “No começo não é fácil, você até pensa em desistir. Mas o projeto é bom, aqui fazemos amigos e não queremos mais sair. Há um vinculo que, para mim, será eterno”, conclui.

Na solenidade, o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Gilberto Carvalho, ressaltou aos presentes no auditório do Senai Taguatinga que o ViraVida acredita em cada um dos jovens que passaram por ele. “A sociedade errou com esses meninos e meninas e o Sistema S quer reparar as injustiças feitas ao ofertar formação profissional e apoio psicológico”, lembra.

Selo social ViraVida

O ViraVida possui uma grande rede de parceiros, que colaboram com o Sesi no atendimento aos jovens participantes do programa. Ainda ontem, os parceiros receberam dos alunos durante a formatura o Selo Social ViraVida.

Entre os homenageados estava o Senac, parceiro do projeto desde a primeira turma, em 2009. A coordenadora de Projetos e Programas, Lindomar Aparecida Silva, foi a representante da entidade na solenidade. “Fazemos o nosso melhor para ajudar os estudantes a mudar de vida”, afirma. O Sebrae oferece aos estudante do ViraVida os cursos de Auxiliar Administrativo, Recepcionista e Informática.

O Gerente de Assuntos Institucionais do CIEE/DF, Ricardo Romeiro, também recebeu o Selo Social ViraVida pelo trabalho que desenvolveu com os participantes do programa. “Admiro muito o projeto, como já fiz parte do sistema S conhecia o projeto e vejo como uma grande oportunidade e gratidão a participação no programa”, afirma.

ViraVida

O ViraVida é dirigido a jovens e adolescentes entre 14 e 24 anos, vítimas de violência sexual. São meninas e meninos de famílias de baixa renda, que residem nas periferias de grandes centros e têm sua história de vida marcada por experiências relacionadas à violência física e psicológica, gravidez precoce e dependência química. Para atingir esse público, o programa recebe o apoio de todo o Sistema S, governos, associações, ONGs e instituições idôneas conhecidas pelo atendimento a jovens com esse perfil.

 

Um dos aspectos mais destacados do ViraVida – o desafio de assegurar a inserção dos alunos concludentes no mercado de trabalho – leva o Conselho Nacional do SESI a realizar grandes esforços de sensibilização e envolvimento do empresariado brasileiro.

Marcus Fogaça
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra
e-mail: marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefone: 3362-6127
Créditos: Vira Vida

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *