Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

27 10 2022 Homenagem aos empregados que trabalharam em ações de combate à covid 19 Fibra Sesi Senai e IELDF Foto Marcos Gomes capa 3Dedicação, empatia, solidariedade e cuidado com o próximo. Essas foram as palavras que conduziram os trabalhos, executados em 2020 e 2021, por equipes da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e do Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) em projetos de combate à pandemia de covid-19. Na quinta-feira, 27 de outubro, as instituições homenagearam alguns dos empregados envolvidos nessas ações, que contaram também com o apoio de outras entidades e do governo local.

A força-tarefa incluiu manutenção de ventiladores pulmonares, produção de máscaras do tipo face shield (protetor facial que cobre toda a frente, feito de acetato) e de tecido, realização de testes de covid-19 e aplicação de vacinas, além da entrega de capacetes Elmo (equipamento de suporte ventilatório não invasivo feito de silicone e PVC).

A cerimônia, no Senai Taguatinga, ocorreu durante a reunião ordinária dos Conselhos Regionais do DF do Sesi e do Senai, presidida por Clístones Pedreira, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do DF (Simeb-DF). “Vivemos dias difíceis no início da pandemia. Enquanto muitos se guardavam em casa, outros tantos tinham de ir para a rua trabalhar em ações de combate ao vírus. Os profissionais das quatro casas colocaram seus conhecimentos e habilidades em prática e, em conjunto, contribuímos para que vidas fossem salvas. Vocês se arriscaram pelo bem comum, parabéns!”, disse aos homenageados.

Projetos
O Senai-DF reparou 66 ventiladores pulmonares das redes públicas de saúde local e federal. Popularmente conhecidos como respiradores, os aparelhos desempenham a função do sistema respiratório e foram fundamentais no tratamento a pacientes internados com covid-19. A iniciativa integrou a iniciativa + Manutenção de Respiradores, formada por uma rede voluntária com pontos de reparo em todos os estados e no DF, coordenada pelo Departamento Nacional do Senai.

O fluxo de trabalho, que ocorreu na unidade de Taguatinga, incluía limpeza e desinfecção dos aparelhos, diagnóstico, identificação de falhas, manutenção, testes de funcionamento e calibrações, que certificavam se o equipamento hospitalar estava apto para o uso.

O instrutor da área de Construção Civil do Senai-DF Jefferson Almeida foi um dos colaboradores. “Eu fui para outro universo ao apoiar a correção de aparelhos da área da saúde. Abracei a causa com o desejo de ajudar pacientes a se recuperarem da covid. O meu conhecimento em gestão de layout e organização de processos, adquirido na WorldSkills [maior competição mundial de profissões técnicas], fez com que eu desse suporte na entrada dos equipamentos no ambiente de reparo e, ao longo do tempo, entendesse o funcionamento deles para corrigi-los. Estudamos muitos manuais para que tudo ocorresse da melhor forma”, conta.

Representantes da Fibra, do Sesi-DF, do Senai-DF, do IEL-DF e das entidades parceiras receberam uma placa cada um em reconhecimento às ações. Cada empregado ganhou um bóton em referência ao trabalho prestado. “Estivemos diante do desconhecido por muito tempo, desde a confecção de máscaras e a entrega para a população carente até a fase de aplicação das vacinas, que foi o ponto-chave no combate à doença. É gratificante ver que nós, a indústria do DF, prestamos um serviço de qualidade e tão benéfico. A expertise das equipes foi fundamental para o resultado”, afirmou o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.

Conheça todas as ações no site Indústria Pela Vida.

Visita dos conselheiros ao Sesi-DF27 10 2022 Visita dos conselheiros do Sesi DF e do Senai DF a unidade do Sesi Taguatinga capa 1
Após a cerimônia de homenagem, os conselheiros do Sesi-DF e do Senai-DF visitaram a escola de Taguatinga do Sesi. O objetivo foi que vissem de perto as mudanças promovidas neste ano, como reformas da infraestrutura e adequações físicas para atender ao modelo do Novo Ensino Médio.

O diretor Marco Secco apresentou ao grupo serviços oferecidos na unidade escolar — de educação, de esporte e lazer e de cultura —, além dos planos para o local. Os conselheiros também conheceram as unidades móveis das duas instituições. São carretas equipadas para atender de forma itinerante a indústria e as comunidades com as mesmas atividades que ocorrem dentro das escolas.

Na oportunidade, foi lançada a unidade móvel de Panificação, para aulas teóricas e práticas. O automóvel pode receber turmas com até 15 alunos e tem uma minicozinha industrial com geladeira, freezer, estufa, forno, bancada de inox e masseira, além de pontos de energia e de água.

“A unidade atenderá às demandas do setor de alimentos, que tem dificuldade na logística de deslocamento para capacitar os profissionais. A qualificação ir até eles é um passo importantíssimo para a competitividade e o crescimento das empresas”, avaliou o presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab), Pedro Nicola.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Marcos Gomes/Fibra
Assessoria de Comunicação da Fibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *