FIBRA
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Treze empresários da indústria têxtil do Distrito Federal compuseram uma missão prospectiva ao Circuito Moda Milão, na Itália. De 11 a 14 de setembro, o grupo participou de atividades de capacitação e de pesquisa em moda. Além de visitas técnicas guiadas a empresas italianas, houve um curso de 15 horas no Instituto Europeu de Design (IED-Moda).
O curso, chamado Italian Fashion Experience, foi sob medida para os integrantes da missão. Eles aprenderam sobre marketing na moda, pesquisa de mercado, comportamento do consumidor do segmento, novidades da moda italiana e estratégias de propaganda visual.
As visitas técnicas às empresas milanesas permitiram aos brasileiros conhecer as propostas de valor dos empreendimentos, além das estratégias de mercado e de criação de produtos e estampas. “Foi incrível, pois sozinhos não teríamos conseguido acesso aos diretores que nos atenderam. Essas visitas nos mostraram o que podemos melhorar e aonde podemos chegar”, resume Karen Naomi Joko, proprietária da Suika, marca focada no público infantil.
Exporta-DF
A missão teve como objetivos capacitar micro e pequenas empresas, criar oportunidades de negócios por meio de ideias inovadoras e permitir a empresas brasileiras conhecer a tradicional indústria de moda italiana. Fez parte de uma ação nacional da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
As empresas brasilienses tiveram o apoio do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), o CIN-DF, cuja gerente, Viviane Brunelly, participou da missão. As indústrias fazem parte do projeto Exporta-DF, iniciativa da Fibra em parceria com a Apex-Brasil, o Banco do Brasil, os Correios, o Sebrae-DF e a Universidade Católica de Brasília. Iniciado neste ano, o projeto visa a facilitar o processo de internacionalização de empreendimentos da capital.
No primeiro ciclo do Exporta-DF, são atendidas nove empresas do setor de têxtil, que, com o apoio das instituições parceiras e do Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste), estão sendo capacitadas e preparadas para exportar pela primeira vez. Para Karen, ter participado dessas capacitações lhe deu embasamento para aproveitar bem a visita a Milão. “Foram dias mais do que proveitosos; absorvemos o máximo possível de conhecimento”, conta.
Cada empreendimento participante do Exporta-DF receberá um estudo de inteligência comercial e um plano de marketing internacional que o subsidiará com informações e dados de mercado e produto. No fim do ano, em dezembro, essas empresas participarão de um encontro de negócios com compradores estrangeiros, a ser realizado na Fibra.
O CIN-DF oferece serviços que ajudam o empresário a encontrar potenciais mercados no exterior e a estabelecer preços para o mercado global. Saiba mais: cin@sistemafibra.org.br ou (61) 3362-6122/6132.
Texto: Anna Halley
Foto: Viviane Brunelly
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra