Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

WebinarResiduosSolidos13052021NilsonCarvalhoFibra webComo parte das iniciativas voltadas para o Mês da Indústria, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) promoveu na manhã desta quinta-feira, 13 de maio, uma série de palestras para tratar da responsabilidade empresarial na gestão de resíduos sólidos.

Durante a abertura, o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, destacou a importância de ações voltadas para essa temática. “Não acredito que hoje exista espaço para descuido com a legislação ambiental e a sua aplicação. No âmbito de competitividade, se você não tem cuidado com o tratamento das questões ligadas ao meio ambiente, você terá dificuldades, por exemplo, em negociações de produtos”, disse, ao pontuar que cada vez mais são exigidos critérios ambientais para negociações internacionais.

Para o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da instituição, Dario de Souza Clementino, diante dos constantes avanços científicos e da busca pela inovação, é necessário que as indústrias se preocupem com os impactos dos produtos e dos serviços disponibilizados no mercado. “Uma indústria competitiva, que busca um caminho para ser sustentável, deve usar a gestão dos seus resíduos como forma de antever problemas e demonstrar sua responsabilidade ambiental e como instrumento de inovação para produtos e processos”.

No encontro, foram apresentados três painéis, mediados pela analista técnica da Fibra Olívia Krohn. A gerente e o coordenador de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente, Isadora Lobão e Glauco Amorim, trataram sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010).

Já na segunda apresentação, o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), Luiz Gonzaga Alves, e o diretor regional Sul da instituição, Odilon Amado, abordaram sobre o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) — instrumento autodeclaratório emitido pelo Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), que possibilita controlar a geração, o armazenamento temporário, o transporte e a destinação dos resíduos sólidos no Brasil.

Por último, a consultora técnica da Gerência de Serviços de Tecnologia e Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) Isabella Müller apresentou um panorama da geração e da gestão de resíduos industriais no DF e dos serviços de consultoria que o Senai presta voltados para essa questão. O encontro teve ainda a participação de representantes da empresa DMS Ambiental, que contaram sobre a experiência na prestação de serviços para proteção e conservação do meio ambiente.

Reveja os painéis no canal da Fibra no YouTube.

Texto: Samira Pádua
Foto: Nilson Carvalho/Fibra
Assessoria de Comunicação da Fibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *