Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

4 8 2022 Seminário Gestão Hídrica na Indústria Fibra Fotos Moacir Evangelista Capa 6A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) promoveu na tarde de quinta-feira, 4 de agosto, o seminário Gestão Hídrica na Indústria. O evento ocorreu em formato híbrido, com transmissão pelo canal da instituição no YouTube.

A abertura do evento foi feita pelo 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Henrique Verano. “A indústria é uma grande consumidora de água em muitos processos produtivos e está no foco dos debates sobre o uso deste recurso natural, cada vez mais disputado.” Para ele, ao promover o seminário, a Fibra busca manter o empresário informado acerca do tema e apresentar ao setor possibilidades de evolução de processos. “Consumidores buscam cada vez mais produtos feitos por empresas ambientalmente responsáveis. Investidores, para atenderem às necessidades de mercado, focam investimentos em empresas que têm a responsabilidade ambiental na pauta. Nesse contexto, a gestão hídrica ganha visibilidade”, completou.

Os painéis foram mediados pela analista técnica da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fibra Olívia Krohn. A primeira apresentação foi realizada pelo diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF Jorge Werneck Lima, que expôs aos participantes um panorama das águas na capital do País. Entre os pontos abordados estava um retrospecto da crise hídrica vivenciada nos últimos anos.

“Nossa disponibilidade hídrica é pequena e a população vem crescendo em uma taxa bastante alta e isso, obviamente, traz a necessidade de buscar soluções de aumento da oferta e da gestão desse recurso e da forma de uso com a maior eficiência possível”, explica. “Temos que estar sempre de olho na questão da disponibilidade de água, no uso e na ocupação do solo e no desenvolvimento do DF.”

Diretora da empresa InfinityTech Gestão integrada da Água, Virgínia Sodré foi a segunda palestrante e abordou o uso racional da água e o reúso desse recurso como uma das maneiras de se garantir segurança hídrica. “O reúso só faz sentido se formos eficientes na nossa gestão, porque senão consumiremos mais água e apenas diversificaremos a fonte. Temos que começar a entender o reúso como uma solução para eficiência e sustentabilidade que faz parte de um todo, não de forma única”, disse.

Durante o seminário, também foram apresentados cases de gestão hídrica de três empresas com atuação no DF: Ciplan, Construsane e Sebico Brasil.

A íntegra do seminário está disponível no YouTube. Clique aqui para rever as apresentações.

Texto: Samira Pádua
Foto: Moacir Evangelista/Fibra
Assessoria de Comunicação da Fibra
Veja aqui a galeria de imagens.
 

Gestão Hídrica na Indústria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *