FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) foi fundada, oficialmente, em 21 de setembro de 1972, a partir da união dos seis sindicatos que compuseram uma diretoria provisória, tendo sua Carta Sindical liberada pelo Ministério do Trabalho em 29 de dezembro do mesmo ano.
A jovem e mais nova Capital Federal era, à época, um canteiro de obras que atraia empresas de todos os setores para auxiliar na construção de Brasília. Fazia-se necessária, portanto, uma entidade que defendesse os interesses do setor.
Antes mesmo da fundação da Fibra, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), braço do Sistema Indústria, já atuava na cidade, este, ligado ao Departamento Regional de Goiás. A presença do Senai na nova capital deveu-se à grande massa de pessoas que migraram para Brasília atrás do sonho de prosperidade, mas que necessitavam de formação profissional para trabalhar na construção da “grande obra de Juscelino Kubitschek”.
Ainda na década de 70, a Federação instalou-se no Setor Comercial Sul. Mas foi em 1986 que a Federação passou a ter a sede, em prédio próprio, localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) – endereço que permanece até os dias de hoje.
A missão da Fibra é representar os interesses do setor industrial na busca pela inovação, pelo crescimento dos níveis de sustentabilidade e pela melhoria da competitividade das indústrias do Distrito Federal.
As ações são voltadas para a promoção de uma indústria forte e competitiva, em um ambiente que seja favorável à produção e ao desenvolvimento econômico sustentável.
Atualmente, são dez os sindicatos patronais que compõem a base da Fibra: Indústria da Construção Civil; da Alimentação; das Gráficas; do Vestuário; da Metalurgia e Material Elétrico; da Madeira e do Mobiliário; da Informação; Beneficiamento de Grãos; Manutenção de Eletroeletrônicos; e de Artefatos, Cimento e Concreto.
A Casa é presidida por Jamal Jorge Bittar desde 2014. Empresário do setor metalomecânico, Bittar foi reconduzido, em 2018, ao cargo de presidente da Federação por mais quatro anos. O segundo mandato seguirá até outubro de 2022.
Conheça os presidentes da Fibra desde a sua fundação:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |