FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Após atingir pico de 60,8 pontos em julho, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Distrito Federal (Icei-DF) caiu pelo segundo mês e marcou 55,7 pontos em setembro. Esta foi a segunda queda consecutiva do Icei-DF, que marcou 58,9 pontos em agosto. O índice recuou 4,9 pontos em dois meses.
Apesar da queda do Icei-DF, o empresário da indústria continua confiante, uma vez que o índice está acima da linha dos 50 pontos. O Icei-DF é medido em uma escala que vai de 0 a 100 pontos. Números acima de 50 indicam confiança e abaixo desse resultado, falta de confiança.
Para o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, a queda do Icei-DF reflete as condições atuais da economia. “Temos um cenário de alta de inflação e de aumento de juros, que são dois pontos que freiam o consumo. Quando a expectativa de consumo é reduzida, o empresário da indústria já calcula um aumento dos estoques e projeta redução de produção, condições que abalam a confiança”, afirma.
Indicadores
Para o cálculo do Icei-DF, são considerados dois indicadores: o de condições atuais e o de expectativas. Em setembro, o indicador de condições atuais foi o que teve queda mais expressiva, indo de 51,4 pontos em agosto para 46,1 pontos. O recuo para abaixo da linha dos 50 pontos mostra que o empresário industrial do DF está pessimista quando questionado sobre a economia brasileira e da capital federal e as condições da empresa.
O indicador de expectativas seguiu o movimento de recuo, indo a 60,5 pontos — 2,1 pontos de queda em setembro em relação a agosto. Apesar da variação negativa, o número está 10,5 pontos acima da marca dos 50 pontos, indicando que o empresário industrial do DF continua otimista em relação aos negócios futuros e ao desempenho da economia nacional e distrital para os próximos seis meses.
O Icei-DF é produzido pela Fibra em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF. Os dados foram coletados entre os dias 1º e 15 de setembro.
Veja aqui o documento completo do Icei-DF de setembro de 2021.
Texto: Nilson Carvalho
Assessoria de Comunicação da Fibra