FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) comunica, com grande pesar, a morte do diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação, Dario de Souza Clementino. Nascido em Mariana, Minas Gerais, Dario tinha 79 anos e morreu na madrugada deste domingo, 27 de fevereiro, em decorrência de complicações causadas pela covid-19.
Engenheiro civil formado na década de 1960 pela Universidade Federal de Minas Gerais, Dario construiu a maior parte de sua carreira em Brasília, ocupando cargos de liderança em grandes construtoras da capital federal.
Empresário do setor da construção, foi diretor na Fibra entre os anos de 1992 e 2001. Assumiu a 2ª vice-presidência da Federação de 2002 a 2006 e, de 2010 a 2014, tomou à frente dos temas ambientais da instituição, como diretor de Meio Ambiente. Em 2018, foi empossado como diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fibra, cargo que ocupava até o momento.
Em 2004, Dario recebeu da Fibra a Medalha do Mérito Industrial, comenda concedida a empresários e cidadãos que se destacam pelo trabalho dedicado ao desenvolvimento da indústria do DF. No ano de 1999, foi homenageado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região com a Ordem do Mérito Dom Bosco.
“Dario era um visionário. Ainda nos anos 1990, enxergava as questões ambientais da indústria como um ponto de atenção pela ótica da preservação do meio ambiente, mas via ali também uma grande oportunidade de desenvolvimento, um novo caminho que se abria para o desenvolvimento industrial”, afirma o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar. “A indústria perde uma liderança, um homem de grande inteligência e que sempre esteve à frente de seu tempo, com ideias e projetos que ele deixa como legado. Neste momento de enorme tristeza, transmito minhas condolências aos amigos e a toda a família de Dario, em especial à dona Irene, esposa e grande companheira dele”, diz Jamal.
Em homenagem a Dario, o presidente da Fibra determinou luto de três dias na instituição, com bandeiras a meio mastro nas unidades do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), do Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e na sede da Federação.
O velório será na segunda-feira (28), das 13 às 15 horas, na capela seis do cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. O sepultamento será às 15h30.
Foto: Helio Montferre/Fibra – 25.5.2019
Assessoria de Comunicação da Fibra