Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

empresarios eua1Preste a retornar ao Brasil, após a participação no 3ª Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos, em Washington, o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal, Jamal Jorge Bittar, viu com bons olhos a reaproximação entre o país e os Estados Unidos. Entusiasta e incentivador da internacionalização das empresas do DF ele prevê avanços positivos para os empresários locais após os anúncios feitos pelos presidentes do Brasil, Dilma Rousseff, e dos Estados Unidos, Barack Obama.

Entre outras medidas, as duas nações anunciaram um acordo sobre registro de patentes, a assinatura de um memorando de acordo de cooperação regulatório que deve contribuir para a uniformização das regras, ou seja, para que um país reconheça as regras do outro, além da ratificação do Acordo de Facilitação do Comércio e a entrada do Brasil no programa Global Entry até a primeira metade de 2016, o que representa um importante passo para o fim da exigência de visto nos EUA.

Jamal integrou a comitiva da Confederação Nacional da Indústria (CNI) no evento, da qual ela foi a promotora, em parceria com a Câmara de Comércio dos Estados Unidos (U.S. Chamber), pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pela Câmara Americana de Comércio (Amcham). Ao todo, mais de 350 empresários brasileiros participaram do evento.

Além da presidente do Brasil, os eventos tiveram a participação dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, e da Fazenda, Joaquim Levy. “Minha visita aos Estados Unidos marca a nova etapa na trajetória de relacionamento de nossos países”, afirmou Dilma Rousseff. “O presidente Obama e eu avançamos hoje em vários temas, como facilitação de comércio”, completou.

empresarios eua

Segundo o ministro Armando Monteiro, os Estados Unidos são, atualmente, o segundo principal parceiro comercial do Brasil. Já o ministro da Fazenda salientou que os governos estão estudando o que pode ser melhorado no fluxo de investimentos brasileiros nos Estados Unidos e vice-versa. “Estou muito confiante de que nos próximos anos esses esforços trarão os frutos necessários, e temos grandes esperanças para aumento do comércio exterior”, afirmou Levy. 

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa da Presidência
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
e-mail: suzana.leite@sistemafibra.org.br
Telefones: (61) 3362-6139 / 9956-2447

Marcus Fogaça
e-mail:marcus.fogaca@sistemafibra.org.br 
Telefones: 3362-6127 / 96740238

Foto: Humberto Stuckert Filho

Com informações da CNI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *