Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

worldskillsjamalglaucyabragafibra

O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, recebeu, nesta quinta-feira (21/05), o brasiliense Wilker Grassioti, que irá competir na 43ª edição da WorldSkills – maior torneio de educação professional do mundo. A competição será realizada pela primeira vez no Brasil, de 11 a 16 de agosto deste ano, em São Paulo. O jovem de 20 anos irá compor a delegação brasileira e, segundo ele,  tentará repetir o feito do DF e trazer o ouro para o na ocupação Mecânica de Refrigeração.

A convite do presidente da Casa, o competidor esteve na sede da Federação para conversar sobre os preparativos para a competição. Jamal parabenizou Wilker pela trajetória percorrida até aqui, que o fez conquistar a vaga no mundial. “Ele já é um vencedor e está no caminho certo para a vitória”, ressaltou Jamal.

Para alcançar este certame, Wilker vem treinando ininterruptamente, desde 2013, no Senai Taguatinga. O aluno participou da última Olimpíada do Conhecimento, realizada no ano passado em Belo Horizonte – etapa nacional, promovida a cada dois anos pelo Senai, que garimpa os melhores do país para participar da WorldSkills.  

Na oportunidade, o DF levou 27 competidores, em 22 ocupações profissionais, dos quais somente Wilker permanece na disputa por uma vaga na tão sonhada WorldSkills. A Olimpíada desafia os jovens a realizar atividades semelhantes a que enfrentariam em situações reais no mercado de trabalho, dentro de  prazos e padrões internacionais de qualidade. (Confira aqui a cobertura completa da última Olimpíada)

Em maio passado, o jovem teve que manter o favoritismo em mais uma prova, momento em que desbancou o estudante alagoano para manter-se na competição. Agora, o desafio do jovem é continuar os treinos e manter a qualidade técnica nos próximos simulados, apresentando índice igual ou superior a 90,40 pontos, estabelecido pela organização da WorldSkills.

Ainda durante a visita, o competidor brasiliense agradeceu ao presidente da Fibra pela acolhida e o apoio ao longo do processo que culminou na sua classificação. “O apoio que o Sistema Fibra, em especial o Senai, me deu sempre foi muito importante. Como retribuição irei dar o meu melhor e lutar por medalha”, comentou o Wilker.

Excelência que vem de família

O jovem carrega consigo o sobrenome Grassioti, já marcado na história do Senai-DF. Willian Grassioti, irmão mais velho de Wilker, é responsável pelo maior feito de um aluno do Departamento Regional do Distrito Federal do Senai em um processo Olímpico. Ele não só foi medalhista de ouro na Olimpíada do Conhecimento de 2010, realizada no Rio de Janeiro, como, em 2011, subiu ao degrau mais alto do pódio, em solo inglês, consagrando-se o melhor profissional técnico do mundo em Mecânica de Refrigeração, na WorldSkills promovida em Londres.

Em toda trajetória olímpica, Wilker foi treinado pelo irmão William, hoje instrutor no Senai Taguatinga, assim como por Joaquim Venâncio, professor que levou vários alunos a conquistar medalhas em outras olimpíadas.

WorldSkills Competition

O Senai é detentor de um dos maiores complexos de educação profissional do mundo e será o  organizador do mundial no país. A edição brasileira deve receber mais de mil competidores de 53 países para disputarem medalhas em 46 ocupações. O mundial profissionalizante é disputado a cada dois anos e esta será a primeira vez que o evento será sediado na América Latina. O evento será realizado no Anhembi Parque, com mais de 400 mil m² de área total a apenas 7 km do centro da cidade.

 

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra
e-mail: suzana.leite@sistemafibra.org.br
Telefone: 3362-6127
Foto: Glaucya Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *