FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O quarto ciclo de capacitações do projeto Hub da Indústria do Distrito Federal reuniu assuntos sobre como uma gestão assertiva pode impulsionar negócios. Os encontros, que ocorreram em 10 e 25 de maio e 1º de junho, no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, tiveram como tema Gestão de Liderança: Assuma o Comando, Estratégia Digital e Tomada de Decisão, respectivamente. A iniciativa tem o objetivo de promover a tecnologia na cadeia produtiva e de elevar a maturidade digital do setor industrial brasiliense.
Voltado para empresários e representantes dos segmentos de alimentos, de construção, de movelaria, de vestuário e de mármore, granito, artefatos, cimento e concreto, o Hub trabalha em três eixos: receita, visibilidade e vantagem competitiva.
No workshop Tomada de Decisão, em 1º de junho, ministrado pelo mestre em Gestão para Competitividade e especialista em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública Thiago Oliveira, foi apresentado a teoria do Sistema Dual, que analisa a percepção e a reação das pessoas quanto as informações que elas recebem. “Há aquela mais rápida, que trabalha com o automático, o instintivo e o emocional. Já a outra, precisa de um incentivo para que ocorra, pois é lenta, lógica e deliberativa”, explica o profissional.
Thiago também foi o responsável pelo conteúdo de estratégia digital, ministrado em 25 de maio, sobre o qual falou de pontos como diferencial competitivo, posicionamento no mercado e análise situacional. Na ocasião, o grupo fez uma análise Swot — termo em inglês para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) das empresas que lideram. “Identificar as capacidades do negócio e os recursos que são raros, difíceis de se imitar, são atitudes que têm muito valor. E é necessário organização para usar estes grandes potenciais. A partir deles, e, utilizando bons canais de comunicação, será possível inovar e transformar a cadeia de valor da empresa”, finalizou.
Parceria
Como ser um bom gestor e um ótimo líder? Essa pergunta foi feita aos participantes do workshop Gestão de Liderança: Assuma o Comando. O encontro, realizado em parceria com a Dale Carnegie Brasília, em 10 de maio, abordou questões como valor do negócio, tendências, autoconhecimento, formação de sucessores, qualificação da equipe e satisfação do cliente.
O bate-papo foi mediado pela especialista em Recursos Humanos e Gestão de Negócios Daniela Mamede. “O gestor de excelência tem de conhecer e saber do funcionamento do próprio negócio, além de entender as pessoas que trabalham para a empresa. Com as informações, é possível implementar mudanças e inovar os processos. E é daí que se constrói um bom líder, capaz de solucionar problemas e de tomar decisões com agilidade e, claro, que lide com as consequências dessas ações”, afirmou.
No final do evento, o gerente substituto do Departamento Regional da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) no Centro-Oeste, Fernando de Nielander Ribeiro, apresentou ao grupo os programas de crédito e de financiamento da instituição.
Tatiana Fernandes, um dos donos do Paioça Alimentos, participou dos três momentos e garante que pôde identificar gargalos no empreendimento, assim como potenciais para crescimento. “Inovar é a palavra-chave. Contudo, percebi que em alguns casos não é necessário investimento financeiro, mas sim, adequação de processo. Para nós, pequenos empresários, aprender ferramentas que poupem o caixa é primordial para a sobrevivência do negócio. Uma das formas é potencializar recurso humano ou um produto que eu já tenho, aliado à uma tecnologia, por exemplo.”
Hub da Indústria do DF
Em 2022, o projeto foi aprovado em edital da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), inscrito pela Federação das Indústrias do DF (Fibra), pela Biotic S.A. — empresa gestora do Parque Tecnológico de Brasília —, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no DF, pela Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Universidade de Brasília.
O Hub atende gratuitamente a mais de 60 indústrias, e tem um espaço físico no Biotic. No local, são executadas ações de diagnósticos, desafios, capacitações, apresentações de soluções e interação entre as empresas atendidas, sempre com temáticas voltadas para a melhoria da produtividade e da competitividade do ecossistema brasiliense de inovação.
Acompanhe a atualização da agenda das atividades do Hub da Indústria do DF no Facebook e no Instagram da Fibra.