FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
No último fim de semana, a capital federal foi palco para um dos maiores eventos de moda da cidade. Até ontem (2), o Brasília Fashion Festival reuniu mais de 10 mil pessoas, entre estilistas, empresários, personalidades e moradores da capital, no Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel. Pela primeira vez em seis edições do BFF, o Grupo Brasília de Moda (GBM) integrou oficialmente o line up do evento, levando sete fortes marcas genuinamente brasiliense às passarelas. O evento contou com o apoio institucional da Fibra e do Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sindiveste-DF).
Segundo a diretora artística do BFF, Paula Santana, a espera pela participação do GBM durou cerca de dois anos. “O grupo precisava se sentir seguro e, assim, entendeu que o BFF é um evento de moda que trabalha totalmente a marca daqueles que passam por ele. Além disso, o GBM é um exemplo porque começou neste mercado e hoje tem um chão de fábrica consolidado, em que você pode dizer que a moda existe”, afirmou. Paula tem razão. Segundo o presidente do Sindiveste-DF, Márcio Franca, o GBM tem um faturamento anual de cerca de R$ 40 mi, uma força impulsionadora do setor no DF. “Se não fosse pela política cambial, esse número seria ainda maior. A participação no BFF, e em eventos de moda no geral, ajuda a consolidar a qualidade e a força de nossas marcas”, diz Franca.
Para o diretor superintendente do Sebrae no DF, José Carlos De Luca, que acompanhou o primeiro dia de desfiles, “o BFF é a coroação de um esforço, principalmente dos empresários. O setor vestuário no DF é muito forte, representado aqui por este grupo, e o Sebrae-DF tem um prazer muito grande em apoiar iniciativas como essa”. Também passaram pelo BFF autoridades da cidade, como o vice-governador do DF, Paulo Octávio.
Desfiles
Entre as marcas do GBM, esteve a da estilista Nágela Maria, que apostou em tons roxos, azuis e pastéis, na nova coleção, intitulada de “Vaidade do Pavão”, no primeiro dia de desfiles. Há 17 anos no mercado, a marca é conhecida pelo estilo festa e explorou caldas que podem ser facilmente retiradas dos vestidos originais. Os vestidos abusaram das dobraduras, nervuras e drapeados, além de macacões vaporosos e paetês, pedrarias e franjas. O BFF homenageou Nágela com o prêmio Mulheres Modelo, novidade desta edição, pelo trabalho realizado no DF. Além dela, outras personalidades como Adriana Teixeira de Freitas, Anna Christina Kubitschek, Carolina Maia, Cilene Vieira, Dulcinéia Marques, Eda Coutinho, Cleuza Ferreira, Jandira Maia, Lúcia Rodovalho, Flávia Arruda, Yara Curi, Janete Vaz, Sandra Costa, Mara Alcamim e Nágela Maria, também receberam o prêmio, indicadas pelo mais de 300 profissionais envolvidos no BFF.
Na sequência, a marca A Barriguda mostrou que as futuras mamães podem também ser ousadas. As opções foram inúmeras para grávidas desde vestidinhos, batinhas e até calças jeans com coletes. Já no segundo dia de BFF, a marca Nyll se inspirou no estilo norte-americano Preppy, tribo urbana surgida em meados dos anos 80, sobretudo nas escolas e universidades dos Estados Unidos, frequentado, em sua maioria, pela elite do país. A cartela de cores da nova coleção inclui cinza, beges, azul marinho, branco, além de destaque para xadrez, listras, e risca de giz.
Mas nem só de roupas foi feita essa sexta edição do BFF. Também do GBM, Silvia Natashy e Raphael Rocha apresentaram o melhor de seus trabalhos. A jovem de 23 anos usou e abusou de colares, brincos e pulseiras, com pedras e acessórios femininos, inspiradas em duas fortes figuras: Coco Chanel e Cleópatra, com pérolas naturais e sintéticas, além de jade, ametista e amazonita. Já Raphael investiu em roupas de mão ou ombro em diversos tamanhos, além de carteiras com material reciclado, com estampa de onça, zebra e tons coloridos.
No último dia do evento, a estilista Stefania Rosa e a marca Keep Healthy apresentaram suas apostas. A estilista usou bastante zíper, tanto nas laterais de saias, como em frente e costas de vestidos. Os tecidos utilizados foram de cambraia de linho e algodão, cetim e seda. Peças confortáveis de texturas macias e colorido intenso definiram a coleção da marca Keep Healthy para o Verão 2010, a última das marcas do GBM a desfilar no BFF. Predominou malhas suplex e dry e das microfibras.
Para Paula Santana, o BFF está, definitivamente, inserido no calendário dos grandes eventos da capital. “Conseguimos provar que Brasília, antes de tudo, não é uma cidade que morre nos feriados. Apesar de o evento não ser tão próximo do centro da cidade, as pessoas vieram e superaram os 5 mil por dia. Além disso, tivemos o melhor público de todos os anos, a melhor estrutura e os melhores desfiles”, diz. Segundo ela, o evento atinge agora um novo patamar: “Saímos da fase de implementação para a consolidação, atingimos um novo degrau”.
Além dos desfiles, o Brasília Fashion Festival, que contemplou o tema Para Você Brasília, em homenagem ao cinquentenário da cidade, apresentou show com bandas, palestras informativas, lounge com estandes, e reuniu 80 modelos e mais de 90 artesãos. Mais informações: www.brasiliafashionfestival.com.br
Elton Pacheco
Jornalista
Federação das Indústrias do DF (Fibra)
e-mail: elton.pacheco@sistemafibra.org.br
61 3362-3883
Fotos – Cristiano Costa