FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Todo 6 de novembro a Marinha do Brasil presta reconhecimento ao apoio que recebe de personalidades e de instituições no cumprimento de sua missão e na disseminação da consciência marítima. Em várias partes do país, os distritos navais promoveram cerimônias em referência ao Dia do Amigo da Marinha.
Em Brasília, na noite de segunda-feira, 143 civis e militares receberam a Medalha Amigo da Marinha, em solenidade no Clube Naval. O presidente do Sistema Fibra, Jamal Jorge Bittar, e o diretor-secretário, Paulo Eduardo Montenegro de Ávila, foram agraciados. José Carlos Moreira de Luca, presidente do Sicoob Empresarial, também recebeu a homenagem, além de outros empreendedores do Distrito Federal.
A cerimônia foi conduzida pelo 7° Distrito Naval, comandado pelo contra-almirante Sérgio Goldstein. O oficial destacou a idoneidade moral dos homenageados e a importância da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), que congrega agraciados e condecorados pela instituição militar. “O interesse pela Marinha e pelo poder marítimo é motivo de grande contentamento para nós”, disse. No DF, a Soamar é presidida pelo jornalista Wanderval Calaça.
Dia do Amigo da Marinha
A data, 6 de novembro, remete ao aniversário do almirante Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, que foi ministro da Marinha e se tornou o patrono da Soamar. A Medalha Amigo da Marinha foi criada em 1966, para agraciar aqueles que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses da instituição militar e na divulgação da importância do mar para o Brasil.
Texto: Anna Halley
Fotos: Cristiano Costa
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra