Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) recebeu na noite de quinta-feira, 19 de outubro, o ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes. A uma plateia de empresários da indústria, ele falou sobre o desenvolvimento do DF e do Entorno e sobre desafios da gestão pública.

O palestrante propôs uma reflexão sobre o futuro, convocando o setor produtivo a liderar o movimento de planejar a região a médio e a longo prazo. “Os senhores, que geram empregos, têm de exercer essa liderança. Não podemos ser dependentes só do Estado se quisermos transformar o país”, disse. Para o ministro, a crise que o Brasil enfrenta hoje, tanto nacionalmente quanto nas unidades da Federação, é resultado da falta de governança, que pode levar a um colapso.

Nardes fez um breve histórico sobre a importância da governança para a eficácia do Estado e descreveu como o TCU se mobilizou nos últimos anos para que a atividade dos tribunais de contas vá além do controle em si, focando também a prevenção. A governança, explicou, deve se dar nas diversas áreas do setor público. Não só no que diz respeito à responsabilidade fiscal, mas também à segurança e à questão fundiária, por exemplo.

Ao falar do desordenamento territorial do DF, o ministro do TCU reforçou que é algo que afeta desde os recursos hídricos e o solo até a segurança, a qualidade de vida da população e a segurança do empresário para investir. “Temos de ter uma visão macro e trabalhar de forma integrada para haver perspectiva de organização do Estado; então é importante disseminar esse conceito de governança, que é beneficiar o conjunto da sociedade.”

palestra ministro augusto nardes

 

O ministro destacou avanços tanto na esfera federal quanto na distrital. O governador Rodrigo Rollemberg criou por decreto, em 2015, o Comitê de Governança do Território do DF. Nardes adiantou que o Executivo Federal, tendo como ponto de partida sugestões do TCU, apresentará ao Congresso Nacional um projeto de lei sobre governança pública e editará um decreto sobre o tema. Será durante o I Fórum Nacional de Controle, que ocorrerá em 26 e 27 de outubro, em Brasília.

Conexão Indústria

O evento foi o primeiro do Conexão Indústria, canal de debates sobre temas de interesse do setor. “Além de termos a oportunidade de discutir temas que impactam nossa atividade, nos aproxima do empresário da indústria local – não só fisicamente, mas também do seu pensamento e dos seus desafios”, explicou o 1° vice-presidente da Fibra, Elson Ribeiro Póvoa. Para ele, a abordagem do ministro sobre governança no contexto público é oportunidade também de trazer ideias que ajudem a definir as estratégias direcionadas e apropriadas ao processo de governança corporativa da Fibra.

Ao fim da palestra, Póvoa entregou ao ministro a Proposta para o Desenvolvimento Industrial do DF, documento feito pela Fibra que traz desafios e ações para superá-los. As ações que constam no documento estão divididas em oito grandes desafios e 20 ações que devem ser tomadas em conjunto pelo poder público e pela iniciativa privada para melhorar o ambiente de negócios e desenvolver a indústria local. Um dos oito desafios é justamente adotar soluções de governança. 

Texto: Anna Halley
Fotos: Cristiano Costa
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *