Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

pdanegociacaocoletivaglaucyabragafibraA Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) sediou, nesta terça-feira (10), a palestra sobre “Negociação Coletiva” para os sindicados filiados à Casa, com o consultor da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) Marcelo Lomelino. A iniciativa faz parte das ações promovidas pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) aos líderes sindicais.

Durante o encontro, o consultor ressaltou aos participantes a importância de se valorizar a negociação coletiva, que segundo ele, não pode se resumir a um evento em que os líderes patronais e laborais leiam as pautas e discutam um ou outro item de seus interesses. “A negociação [coletiva] estabelece todas as condições de trabalho pra um ano e um setor todo. Precisa-se, portanto, ter muito cuidado para saber o custo daquilo”, salienta.

“O dirigente patronal tem que saber o quanto a negociação implica e impacta na produtividade e competitividade do negócio. A negociação requer preparo, estudo e equipe multidisciplinar com profundo conhecimento do setor de atuação, pois ele tem impacto no setor produtivo e na sociedade como um todo”, completa Lomelino.

Segundo o consultor da CNI, os empresários e empregados criaram um folclore sobre a negociação coletiva devido ao processo que envolve o debate e os conflitos da negociação. “Hoje, existem mais técnicas e possibilidades para lidar de uma maneira positiva com esse conflito. É um momento das revisões de trabalho. É um momento histórico para aprender a negociar. Mas uma coisa é certa, o empresário não pode deixar que a negociação inviabilize o negócio”, conclui Marcelo.

O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, esteve presente ao evento e falou aos líderes de sindicatos na abertura da palestra sobre a importância do tema e o modo com que os presentes deveriam o tratar. “Fui presidente do Simeb por muitos anos. Posso falar, com conhecimento de causa, que a indústria urge em aprimorar a forma de debater negociações coletivas. Não estamos preparados ainda para tratar formalmente questões que envolvem faturamento e resultados da empresa, diante de um sistema tributário penoso que não permite a todos atuar de forma imparcial nesse processo”, chama a atenção Bittar.

Papel da Fibra

O objetivo da Fibra com a palestra é proporcionar aos associados inteligência sindical, conforme comenta o diretor de Assuntos do Desenvolvimento Sindical e Relação do Trabalho da Fibra, Fernando Japiassu. Segundo ele, a preocupação da Casa é oferecer aos “líderes sindicais formação para desenvolver uma melhor postura na hora de lidar com temas de relevância de extrema importância com a negociação coletiva”.

“Estamos postergando há vários anos problemas que precisam ser sanados. Isso é importante na relação entre trabalhador e empregado, para que juntos decidam o que é melhor para ambos”, comenta Japiassu. O presidente do Sindigraf, Pedro Henrique Achcar Verano, comenta que vê a ação desta terça-feira com bons olhos e a considera de suma importância, pois prepara os sindicatos para questões que fomentam o associativismo.  

 

Marcus Fogaça
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra
e-mail: marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefone: 3362-6127
Foto: Glaucya Braga

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *