FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) é uma rede nacional de acesso ao crédito desenvolvida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com as federações de indústria de 19 estados e do Distrito Federal. De forma gratuita, o NAC orienta e fornece informações para facilitar o acesso ao crédito das empresas industriais junto às instituições financeiras.
O QUE FAZ?
PARA QUEM É?
O NAC atende micro, pequenas e grandes indústrias associadas aos sindicatos filiados à Fibra. As empresas não sindicalizadas devem procurar o sindicato correspondente à sua atividade e se associar:
- Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF)
- Sindicato da Indústria de Artefatos, Cimento e Concreto do Distrito Federal (Sindarcom-DF)
- Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF)
- Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (Sindimam-DF)
- Sindicato das Indústrias de Alimentação de Brasília (Siab)
- Sindicato das Indústrias de Beneficiamento, Moagem, Torrefação e Fabricação de Produtos Alimentares de Origem Vegetal do Distrito Federal (Sindigrãos-DF)
- Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF)
- Sindicato das Indústrias Fabricantes e de Reparação ou Manutenção de Máquinas, Aparelhos e Equipamentos Industriais, Elétricos e Eletrônicos do Distrito Federal (Sindeletro-DF)
- Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf-DF)
- Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Distrito Federal (Simeb-DF)
PARCERIAS
As primeiras parcerias do NAC no DF são com o Banco de Brasília (BRB) e com a Caixa Econômica Federal.
No BRB, as indústrias associadas aos sindicatos da base da Fibra terão descontos na instituição financeira em pacotes de serviços, cobranças bancárias e seguros empresariais. Para investimentos, o banco vai oferecer taxas a partir de 0,92% ao mês, com prazo de até 120 meses para o pagamento e carência de até um ano para a primeira parcela. As taxas para capital de giro serão de 0,92% ao mês, com a mesma carência e prazo de até 60 meses. Haverá, ainda, um cartão empresarial, com desconto na anuidade e prazo de até 40 dias para pagamento.
O acordo também estabelece condições especiais para trabalhadores, como maior prazo para pagamento de cheque especial e taxas de financiamento imobiliário reduzidas.
Na Caixa, dependendo do perfil da indústria e das condições do financiamento, os juros para capital de giro são a partir de 0,83% ao mês, com prazo de pagamento de até 24 meses. Para investimento em máquinas e em equipamentos, as taxas começam em 1,2% ao mês, com prazo de até 60 meses para quitação pela linha de financiamento da Caixa chamada Bens de Consumo Duráveis.
Se a empresa faturar de R$ 3,6 milhões a R$ 30 milhões, pode optar por utilizar recursos do BNDES Finame, linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) específica para financiamento de máquinas e equipamentos. Nesse caso, os bens podem ser financiados integralmente com taxa de juros a partir de 4,89% ao ano.
As empresas atendidas pelo NAC no DF têm também tarifas diferenciadas para cobranças bancárias e taxas reduzidas para utilização de máquinas de cartão. Para ter acesso às condições especiais, é preciso ser encaminhado pelo NAC e ser correntista da Caixa.
O NAC também negocia parcerias com o Banco do Brasil e o Sicoob Empresarial.
PUBLICAÇÕES
Leia as cartilhas sobre crédito e financiamento produzidas pelo NAC:
ATENDIMENTO
Os atendimentos podem ser feitos por telefone, por e-mail ou de forma presencial, com agendamento prévio.
(61) 3362-6196 ou (61) 99909-0256
nac.df@sistemafibra.org.br
Edifício-sede da Fibra, SIA, Trecho 3, lote 225