FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Um conjunto de mais de 50 obras de restauração de centros culturais, implantação de redes de drenagem pluvial, construção de creches, instalação de aterros sanitários e outros projetos foram apresentados, nesta quinta-feira (16/7), pelo governador do DF, Rodrigo Rollemberg. O anúncio foi feito durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, na residência oficial de Águas Claras.
O investimento nas obras ultrapassa a marca de R$ 5 bilhões e irá abranger construções novas e em andamento. Além da população do Distrito Federal, o setor produtivo local deverá se beneficiar diretamente do conjunto apresentado pelo governo. O presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, membro do conselho, recebeu com entusiasmo o anúncio.
De acordo com Bittar, esta era uma demanda recorrente do setor produtivo e importante para que o DF afaste qualquer sinal de enfraquecimento da economia local. “Com investimentos deste porte teremos uma movimentação positiva em nossa cadeia produtiva. O governo acaba por criar uma demanda de capital financeiro, humano e consequentemente tributário”, ressalta.
As obras de infraestrutura em condomínios como o Sol Nascente e a região de Vicente Pires, e de mobilidade urbana, como a construção de uma nova Ponte do Bragueto, do túnel rodoviário de Taguatinga e do viaduto ligando Sudoeste e Parque da Cidade são algumas das mais importantes segundo avaliação do governador. “As obras são importantes no seu conjunto e vão beneficiar uma parcela significativa da população”, disse Rollemberg.
Luiz Carlos Botelho, presidente do Sindicato da Construção Civil do DF (Sinduscom-DF), afirmou que o anúncio das obras foi a melhor notícia que o setor teve no ano de 2015 e classificou a atitude do governo como um ato de coragem. “Investimentos programados melhoram a vida da população e gera outras faixas de impostos para o governo, o que cria novas opções de receitas para driblar os problemas econômicos que o país enfrenta”, diz.
Desburocratização
O governo local anunciou o envio à Câmara Legislativa de um projeto de Lei para simplificar o licenciamento de atividades econômicas de baixo impacto ambiental e outro com a simplificação do Código de Obras. Ambos os casos são acompanhados de perto pela equipe técnica da Federação. “As muitas burocratizações que são impostas aos empresário muitas vezes o desestimula em investir na capital. Isso precisa ser resolvido com urgência”, aponta o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar.
Marcus Fogaça
e-mail:marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefones: 3362-6127 / 96740238
Foto: Glaucya Braga