Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

brasil paraguai certificado de origem arte rafael araujo fibraA partir de 21 de dezembro, certificados de origem para exportações do Brasil com destino ao Paraguai não serão mais emitidos em papel, mas sim em formato digital. Contudo, a versão impressa continua sendo aceita. O mesmo já ocorre nas transações comerciais com a Argentina e o Uruguai.

O documento é utilizado pelo importador para comprovar o local de produção da mercadoria. Nos casos em que há acordo comercial ou previsão na legislação do país importador, o certificado de origem dá acesso à isenção ou à redução do imposto de importação.

A alteração foi publicada no Diário Oficial da União de 15 de dezembro pelo Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais. A portaria nº 69 também lista as instituições autorizadas a emitir certificado de origem digital.

Processo
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), por meio do Centro Internacional de Negócios do DF (CIN-DF), é uma das entidades habilitadas. A Federação assessora empresas quanto às normas de origem e ao processo de certificação online pelo Sistema COD – Certificado de Origem Digital. O documento agrega valor ao fluxo operacional, aumenta a segurança, traz praticidade e, principalmente, reduz custos para os envolvidos. A certificação garante maior competitividade aos empreendimentos.

Os interessados devem fazer um cadastro na plataforma. É preciso informar os dados da empresa, da mercadoria a ser exportada e da declaração do processo produtivo. Também é necessário ter uma assinatura digital.

O CIN-DF analisa e aprova a documentação. A taxa de emissão é de R$ 30 por documento de exportação, independentemente da quantidade de itens. A validade da certificação varia de acordo com o país de destino e com os acordos comerciais internacionais vigentes.

Para saber mais, entre em contato com o CIN-DF pelo telefone (61) 3362-6122 ou pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br.

Texto: Dayane dos Santos
Arte: Rafael Araújo/Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *