Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

noticia destaque agenda positiva fibraO presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, compareceu nesta quinta-feira (29/1) ao Buriti para uma conversa com o governador Rodrigo Rollemberg. A motivação do encontro foi esclarecer detalhes do Pacto por Brasília, medidas anunciadas esta semana pelo GDF, que impactarão não só o setor produtivo como toda a população.

Durante a reunião, o presidente da Fibra ressaltou que considera o Pacto por Brasília necessário, uma vez que busca restaurar o equilíbrio financeiro do DF. “Contudo, entre as medidas anunciadas, merece destaque a ‘Revisão de projetos de incentivo fiscal’, que pode gerar um ambiente de insegurança jurídica junto ao empresariado local, impactando diretamente a confiança do industrial, que já caiu a patamares inferiores a 50 pontos”, explica.

O setor vê como positiva a diminuição do ICMS para o setor de alimentos, mas espera a ampliação da equalização desta alíquota para os outros setores da economia, a exemplo do que tem sido praticado nos demais estados. “No mais, a indústria espera deste governo a criação de medidas de estímulo – de longo prazo – capazes de expandir a capacidade produtiva, de reestabelecer a confiança, gerando investimentos, e, claro, de dar novo fôlego ao setor industrial, que tem amargado queda na produção”, assinala Jamal.

Além do Pacto
A conversa entre Jamal e Rollemberg não se limitou ao Pacto por Brasília. O representante da indústria local e o governador discutiram sobre a necessidade de se criar uma agenda positiva. Para tanto, foram tratados temas como o Parque Tecnológico Capital Digital e Educação.

“Outras questões muito importantes para o DF sobrepõem-se ao pacote de medidas. Desta forma, nossa conversa caminhou para outro rumo. A Fibra tem muito o que auxiliar o governo em questões relativas à pesquisa, desenvolvimento, tecnologia e educação”, diz o presidente da entidade. E acrescenta: “Com o auxílio do Instituto Brasília de Tecnologia e Inovação (IBTI), do qual a Fibra é parceira fundadora e mantenedora, o GDF tem condições de promover o desenvolvimento tecnológico de Brasília, especialmente no tocante ao Parque Digital”.

Além disso, o presidente colocou toda a estrutura e expertise do Sesi e do Senai-DF à disposição do governo para ampliação da Escola Integral na cidade e, ainda, a qualificação técnica para a população.

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra
e-mail: suzana.leite@sistemafibra.org.br
Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *