Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
Rio de Janeiro – O presidente da Fibra e do Conselho Regional do Senai, Antônio Rocha, liderou hoje (11) uma comitiva formada pelos presidentes de sindicatos filiados à federação, além de empresários de setores industriais do DF, em visita às instalações da 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento. O evento – o maior de educação profissional realizado nas Américas – acontece, até sábado (13), no Rio de Janeiro, cidade escolhida para ser a sede da 6ª edição do torneio de competição profissional.

Os empresários, liderados por Rocha, visitaram as instalações do complexo do Rio Centro nos cinco pavilhões utilizados pela competição. Eles conheceram, de perto, o trabalho de excelência profissional realizado pelo Senai em âmbito nacional para as indústrias do País. “Muitos empresários do DF conhecem a Olimpíada, mas poucos tiveram, até então, a oportunidade de conhecê-la em sua essência. A partir do momento em que o empresariado vê o torneio e conhece toda essa mega estrutura montada, ele certamente passa a acreditar mais em uma indústria que está sendo abastecida por mão de obra qualificada e de excelência. Além, é claro, ciente de que o Senai está trabalhando no caminho correto e cumprindo sua missão no País”, afirmou Rocha.

O presidente da Fibra, que também está à frente do Conselho do Senai no Distrito Federal, acredita que os investimentos feitos na Olimpíada do Conhecimento pela entidade são recompensados com a formação de capital humano altamente qualificado. “À medida que há investimento e pessoal qualificado é evidente que o resultado virá, seja aqui na Olimpíada, com a conquista de alguma medalha, ou no dia a dia de trabalho dentro de alguma empresa”, afirmou.

Vice-presidente da República visita alunos no Rio Centro
Também hoje, o vice-presidente da República, José Alencar, visitou as instalações da competição. Segundo Alencar, a Olimpíada do Conhecimento é uma prova de que o Senai progrediu nos últimos anos, afirmando seu papel diante da sociedade e cumprindo sua missão diante das empresas industriais do País. “Se todas as indústrias soubessem o que é feito por essa casa já estaríamos em um novo tempo. É preciso que outras instituições copiem o que é feito aqui para que tenhamos um Brasil melhor”, disse Alencar, que já presidiu a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Em discurso, proferido do alto da Livraria Senai, localizada no meio do 3° pavilhão, José Alencar também lembrou da formação do presidente Lula, que foi aluno da entidade no passado, no curso de Tornearia Mecânica. “Temos a prova de que o bom aluno do Senai pode chegar, inclusive, à presidência da República”, afirmou, arrancando aplausos dos visitantes da Olimpíada.

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, acompanhou Alencar na visita à Olimpíada. Ao abrir o discurso de Alencar, Monteiro lembrou da importância da figura do vice-presidente para a entidade. “O Sistema S deve muito a José Alencar. Ele mediou com eficácia o acordo com o Ministério da Educação que permitiu a elevação da gratuidade de ensino com autonomia de governança pelas entidades”, afirmou Monteiro Neto.

Já a comitiva da Fibra foi composta pelo primeiro vice-presidente da entidade, Ricardo Caldas; pelo ex-presidente da federação e empresário Antônio Fábio Ribeiro; pelos presidentes de sindicatos Cláudio Mendes (Sindilav); Jamal Jorge Bittar (Simeb); José de Ribamar Rodrigues (Sindeletro); José Joffre Nascimento (Siab); Márcio Franca (Sindiveste); José Maria de Jesus (Sindimam); Antônio Eustáquio (Sindigraf); Suely Maria Silva (vice-presidente Sinfor) e Walyd de Melo Sariedine (vice-presidente Sindigrãos), além do presidente da Abimóvel, José Luiz Diaz Fernandes, Paulo Sérgio Pereira (presidente do Sindaf), Pedro Henrique Achcar; e os presidentes setoriais, Arnaldo de Farias, Luiz Carlos Pietschmann e Gastão José de Oliveira; além do delegado representante da Fibra junto a CNI, Roberto Maurício Moraes.

A Olimpíada do Conhecimento segue até sábado, 13. A cerimônia de encerramento será realizada no Cais do Porto, no Rio de Janeiro, no domingo. Os melhores alunos representarão o Brasil ano que vem na maior competição profissional do mundo, o WorldSkills, que será realizado em Londres. O DF concorre em 20 diferentes ocupações profissionais, com uma delegação formada por 21 alunos.

Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias
Crédito da foto: Guarim de Loreno/Senai

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *