FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|

Os empresários, liderados por Rocha, visitaram as instalações do complexo do Rio Centro nos cinco pavilhões utilizados pela competição. Eles conheceram, de perto, o trabalho de excelência profissional realizado pelo Senai em âmbito nacional para as indústrias do País. “Muitos empresários do DF conhecem a Olimpíada, mas poucos tiveram, até então, a oportunidade de conhecê-la em sua essência. A partir do momento em que o empresariado vê o torneio e conhece toda essa mega estrutura montada, ele certamente passa a acreditar mais em uma indústria que está sendo abastecida por mão de obra qualificada e de excelência. Além, é claro, ciente de que o Senai está trabalhando no caminho correto e cumprindo sua missão no País”, afirmou Rocha.
O presidente da Fibra, que também está à frente do Conselho do Senai no Distrito Federal, acredita que os investimentos feitos na Olimpíada do Conhecimento pela entidade são recompensados com a formação de capital humano altamente qualificado. “À medida que há investimento e pessoal qualificado é evidente que o resultado virá, seja aqui na Olimpíada, com a conquista de alguma medalha, ou no dia a dia de trabalho dentro de alguma empresa”, afirmou.
Vice-presidente da República visita alunos no Rio Centro
Também hoje, o vice-presidente da República, José Alencar, visitou as instalações da competição. Segundo Alencar, a Olimpíada do Conhecimento é uma prova de que o Senai progrediu nos últimos anos, afirmando seu papel diante da sociedade e cumprindo sua missão diante das empresas industriais do País. “Se todas as indústrias soubessem o que é feito por essa casa já estaríamos em um novo tempo. É preciso que outras instituições copiem o que é feito aqui para que tenhamos um Brasil melhor”, disse Alencar, que já presidiu a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
Em discurso, proferido do alto da Livraria Senai, localizada no meio do 3° pavilhão, José Alencar também lembrou da formação do presidente Lula, que foi aluno da entidade no passado, no curso de Tornearia Mecânica. “Temos a prova de que o bom aluno do Senai pode chegar, inclusive, à presidência da República”, afirmou, arrancando aplausos dos visitantes da Olimpíada.
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, acompanhou Alencar na visita à Olimpíada. Ao abrir o discurso de Alencar, Monteiro lembrou da importância da figura do vice-presidente para a entidade. “O Sistema S deve muito a José Alencar. Ele mediou com eficácia o acordo com o Ministério da Educação que permitiu a elevação da gratuidade de ensino com autonomia de governança pelas entidades”, afirmou Monteiro Neto.
Já a comitiva da Fibra foi composta pelo primeiro vice-presidente da entidade, Ricardo Caldas; pelo ex-presidente da federação e empresário Antônio Fábio Ribeiro; pelos presidentes de sindicatos Cláudio Mendes (Sindilav); Jamal Jorge Bittar (Simeb); José de Ribamar Rodrigues (Sindeletro); José Joffre Nascimento (Siab); Márcio Franca (Sindiveste); José Maria de Jesus (Sindimam); Antônio Eustáquio (Sindigraf); Suely Maria Silva (vice-presidente Sinfor) e Walyd de Melo Sariedine (vice-presidente Sindigrãos), além do presidente da Abimóvel, José Luiz Diaz Fernandes, Paulo Sérgio Pereira (presidente do Sindaf), Pedro Henrique Achcar; e os presidentes setoriais, Arnaldo de Farias, Luiz Carlos Pietschmann e Gastão José de Oliveira; além do delegado representante da Fibra junto a CNI, Roberto Maurício Moraes.
A Olimpíada do Conhecimento segue até sábado, 13. A cerimônia de encerramento será realizada no Cais do Porto, no Rio de Janeiro, no domingo. Os melhores alunos representarão o Brasil ano que vem na maior competição profissional do mundo, o WorldSkills, que será realizado em Londres. O DF concorre em 20 diferentes ocupações profissionais, com uma delegação formada por 21 alunos.
Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias
Crédito da foto: Guarim de Loreno/Senai