Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

feiradoempreendedor glaucya bragaO presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, participou, nesta quarta-feira (26/8), da abertura da 23ª Feira do Empreendedor, realizada pelo Sebrae no DF. O evento traz aos participante uma série de palestras, cursos e consultorias com o objetivo de fomentar a competitividade e a sustentabilidade em um ambiente propício à geração de negócios, informações e conhecimento.

Jamal chama a atenção para o Estado e as entidades de classe se organizarem para auxiliar os empreendedores a desenvolverem da melhor forma possível seu negócios. “Temos que enxergar na crise a oportunidade de fazer negócios, gerando emprego e renda. O Sebrae é um importante aliado nosso quando assunto é dar suporte e incentivar os empresários a empreender. Essa cultura tem que ser internalizada na nossa cidade”, completa. 

Nos cinco dias de evento (26 a 30/8), a 23ª Feira do Empreendedor deve receber mais de 20 mil empresários de pequenos negócios (micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais e agricultores familiares), além de potenciais empresários e potenciais empreendedores.

Esta é a primeira vez que o evento é realizado no Taguaparque, em Taguatinga. Segundo Luís Afonso Bermúdez, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF, a região abriga o maior número de empreendimentos de micro e pequenos negócios da capital do país. Por esse motivo, a cidade foi escolhida para abrigar a 23ª edição da feira.

Com slogan “Empreender faz bem”, a Feira do empreendedor disponibiliza informações para os empresários de como empreender um novo negócio e como melhorar o seu negócio, como explica Bermúdez. “Entrar no mercado é um desafio nós sabemos que não é fácil, mas o Sebrae está ao lado do empreendedor, fornecendo todo tipo de informação que ele precisa”, completa.

A abertura das atividades da 23ª Feira do Empreendedor contou ainda com a participação do vice-governador do DF, Renato Santana, a subsecretária de Micro e Pequena Empresa e Empreendedor Individual, da Secretaria de Economia e Desenvolvimento Sustentável, Karina Rosso, o Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos e diversos outros parceiros do Sebrae no DF.

Seminário da Água

Antônio Navarro, diretor da Fibra, falou a um grupo de empresários durante um dos seminários propostos pela feira, sobre os desafios que a população como um todo deve enfrentar para fazer o uso consciente dos recursos hídricos do DF. Segundo dados da Codeplan, o brasiliense consome, em média, 186 litros de água, valor esse superior a média de consumo nacional, que é de 110 litros por habitante.

“Chegaremos a 2030 com população de aproximadamente 3,7 milhões de pessoas, segundo estudos da Codeplan. Serão 1,5 milhão de habitantes a mais no DF. Nosso maior desafio é chegar em 2030 consumindo a mesma quantidade de água que consumimos hoje. Portanto, precisamos repensar a forma que estamos usando nossos recursos hídricos. A curto prazo não há problemas, mas no futuro podemos ter sérios prejuízos” diz.

O seminário foi fruto da parceria que a Fibra mantém com o Sebrae no DF. A Federação convidou também o empresário Fábio Caribé, de uma empresa ligada a construção civil, que adota, por iniciativa própria, uma série de ações de sustentabilidade, entre elas, o reuso da água. Na oportunidade, o empresário pode explicar melhor como funciona as práticas que adota.

Marcus Fogaça
e-mail:marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefones: 3362-6127 / 96740238
Foto: Glaucya Braga

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *