FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) começou a desenhar as equipes locais que irão representar a cidade no torneio regional de robótica em novembro deste ano, em Goiânia (GO). Nesta terça-feira (2/6), a unidade do Gama realizou o “Torneio Interescolar de Robótica”, que vai selecionar estudantes das equipes King of Crew, Buchmann e Red Bull Bots para a disputa na capital goiana.
Incondicional apoiador do projeto, o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, esteve na unidade para prestigiar os pequenos notáveis do Sesi-DF. A dupla do 5º ano Ludmila Vieira e Matheus Palzane chamou a atenção com um dos robores.
O presidente da Casa conversou com eles e ainda deu dicas de como eles poderiam melhorar a desempenho de seus robôs. “Fiquei surpreso com a atenção que ele nos deu e gostei muito das dicas. Vou por todas em prática, pois sei que vão me ajudar”, conta Matheus.
Com menos de um ano na presidência do Sistema Fibra, Jamal já sinalizou seu interesse pelo desenvolvimento tecnológico das indústrias do DF. Por este motivo tem se mostrado um verdadeiro entusiasta do torneio. “A competição educa, forma e cria novas formas, conhecimento e acentua, por meio da inovação o desenvolvimento do DF”, comenta.
A abertura oficial da temporada 2015/2016 tem data marcada para 26 de agosto, quando as equipes poderão ser inscritas para a etapa regional, que acontece em novembro. Neste ano, a equipe do Sesi-DF trabalha sob o tema “Como cuidarmos do nosso lixo” e do torneio interescolar vão sair os alunos que se destacarem para compor as equipes que vão representar o DF.
Histórico de superação
Esta será a terceira vez consecutiva que o Sesi-DF participa do torneio regional de robótica e que tentará uma vaga no torneio nacional. Na temporada 2013/2014, o time local venceu a etapa regional, terminou a competição nacional em 4º lugar e ainda foi escolhida como “equipe inspiração”.
Em 2014/2015, das três equipes que representaram o DF, duas se classificaram, sendo elas a “Lego of Olympus” e “Lego Field”, que terminaram a competição regional em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Na etapa o nacional, o time local terminou em na 16º colocação.
“Os estudantes levam muito a sério o torneio de robótica. Eles realmente se dedicam nas etapas de projeto de pesquisa, no design dos robôs e no que chamamos de core values”, que analisa se há uma competição amigável entre os times. Com o evento de hoje, queremos montar uma equipe forte para a próxima etapa”, explica a coordenadora do projeto no DF, Elizangela Machado.
Confira a lista vencedores de acordo com as categorias analisadas pelo torneio:
Categoria: Design do Robô
Equipe: King of Crew
1) Débora Gonçalves Rocha – 2º A EBEP
2) Gabriel de Jesus Nunes da Costa – 2º A EBEP
3) Karina Fernandes Alves de Oliveira – 2º A EBEP
4) Gabriel Maciel Araújo Almeida – 2º A EBEP
5) Lucas Sampaio – 2º A EBEP
6) Pedro Henrique Ferreira Silva – 2º B EBEP
Categoria: Core Values
Equipe: Buchmann
1) Ágatha Corrêa Guido – 1º B – EBEP
2) Eduardo Costa Nascimento – 1º A EBEP
3) Emilly Rodrigues Pereira – 1º A EBEP
4) Gabriel Álex de Almeida Serejo – 1º B EBEP
5) Lucas Aquino Amorim – 1º B EBEP
6) Luís Gustavo de Souza Santos – 1º B EBEP
7) Maria Julia Felix Rodrigues – 1º B EBEP
8) Mayonnara Medeiros da Silva – 1º B EBEP
9) Raysa Carolynne Figueredo dos Santos Lobo – 1º B EBEP
10) Walleska Maysa Pessoa Borges – 1º B EBEP
Categoria: Projeto de Pesquisa
Equipe: Red Bull Bots
1) Gabryelle Letícia Silva Moura de Jesus – 2/3 A
2) Guilherme Silva de Almeida – 2/3 A
3) Isaac Cauã Vicente Cardoso – 2/3 A
4) João Pedro Bolelli Candido – 2/3 A
5) João Pedro Rodrigues Alves – 3/1 B
5) Marcus Vinícius Okubo – 2/3 A
6) Maria Eduarda Barros de Araújo – 2/3 A
7) Nícolas Aires de Carvalho – 2/3 B
8) Ricardo Henrique de Oliveira Santana – 2/3 B
Marcus Fogaça
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra
e-mail: marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefone: 3362-6127
Foto: Glaucya Braga