FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
As nove micro e pequenas empresas dos segmentos de vestuário e de calçados atendidas no primeiro ciclo do Exporta DF já participaram de uma série de capacitações e de uma missão prospectiva a Milão, na Itália. Agora, dão início a uma fase decisiva para fazer negócios no exterior: a elaboração do plano de marketing internacional. Para que esse processo seja realizado de maneira correta e segura, o Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) conta com a parceria da Universidade Católica de Brasília (UCB).
Cada empresa terá um plano de ação feito com base nos quatro Ps do marketing – preço, produto, praça e promoção –, tudo com foco no mercado externo. Esse trabalho será desenvolvido por alunos do sétimo semestre do curso de Relações Internacionais da UCB, supervisionados por professores e pela equipe do CIN-DF. “Esse plano agrega muito ao empresário que quer se iniciar na exportação. É uma etapa fundamental, porque você começa a entender o que é, aonde pode chegar e o que precisa fazer”, explica a gerente do CIN-DF, Viviane Brunelly.
O primeiro passo para a elaboração dos planos foi dado em 5 de outubro, em reunião na Fibra, quando houve troca de informações entre os envolvidos, de modo que os universitários entendessem a história, os números e o funcionamento das empresas. Os alunos identificarão pontos fortes e fracos do empreendimento, sugerirão serviços e parceiros e proporão os passos que o empresário precisa dar para alcançar a exportação.
“No plano de marketing, a gente tenta trabalhar um produto com qualidade superior, fazendo adaptações da maneira que o mercado espera; e tenta trabalhar essa empresa em termos de preço, pois não é simples definir preço de exportação e entender os custos”, explica a professora de Marketing Internacional da UCB Camilla Cunha. “A gente também ajuda na definição do canal de distribuição – como e a quem a empresa vai vender esse produto – e na estratégia de comunicação, sobretudo nesta era digital.”
Com o plano em mãos, os empresários estarão prontos para a última fase do Exporta-DF: um encontro de negócios com compradores estrangeiros, a ser realizado em dezembro, na Fibra. O projeto Exporta-DF é uma iniciativa da Fibra em parceria com a Apex-Brasil, o Banco do Brasil, os Correios, o Sebrae-DF e a Universidade Católica de Brasília. Iniciado neste ano, o projeto visa a facilitar o processo de internacionalização de empreendimentos da capital.
Texto: Aline Reis
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa da Federação das Indústrias do Distrito Federal