Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

Para auxiliar no tratamento de pessoas internadas com insuficiência respiratória causada por doenças como a covid-19, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) doou para a rede pública de saúde do DF dez capacetes Elmo. A entrega ocorreu nesta quinta-feira, 1º de julho, e foi feita pelo presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, e pelo diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, ao secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

O equipamento de suporte ventilatório não invasivo é feito de silicone e PVC. Ao ser acoplado ao pescoço do paciente, permite ofertar oxigênio sem a necessidade de intubação. Por ser vedado, o dispositivo não permite a proliferação de partículas de vírus. Além disso, há possibilidade de desinfecção e reutilização. A utilização é indicada para o tratamento de pessoas acima de 18 anos.

“Estamos muito felizes em fazer esta contribuição à Secretaria de Saúde. O capacete Elmo foi desenvolvido na base do Sistema S, em uma parceria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará e do Senai Ceará com universidades e é um equipamento que pode evitar intubações por covid-19, reduzindo o número de óbitos. Esta é mais uma contribuição que a indústria do DF oferece para a sociedade, dando todo o apoio possível diante da condição que estamos vivendo”, disse o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, agradeceu à Fibra e ao Senai-DF pela parceria em projetos no combate à pandemia, como o de reparação de ventiladores pulmonares. “Desde a primeira onda [de covid-19] e agora, nesta segunda onda, as entidades se mostraram parceiras. A doação dos capacetes é importante especialmente para pacientes que estão em fase pós-internação e que estão se encaminhando para um quadro que demanda a intubação. Com os Elmo, muito pacientes não precisam ser intubados. É uma contribuição muito importante para a população, porque vai salvar muitas vidas.”

Desenvolvimento
O Elmo foi produzido a partir de uma força-tarefa entre o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do estado, a Escola de Saúde Pública do Ceará, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o Senai Ceará, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e da empresa Esmaltec.

Os trabalhos para criação do aparelho tiveram início em abril de 2020, com o desenvolvimento do projeto e a criação de protótipos no Instituto Senai de Tecnologia em Eletrometalmecânica, no Ceará.

A pesquisa clínica que validou as funcionalidades e a usabilidade do capacete e eficácia no tratamento de insuficiência respiratória causada pelo coronavírus apresentou como resultado a redução em 60% da necessidade de internações em leitos de unidade de terapia intensiva. Com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produção em escala industrial, o equipamento passou a ser fabricado pela empresa Esmaltec.

Indústria pela vida
Também na quinta-feira, (1º), Fibra, Sesi-DF, Senai-DF e IEL-DF lançaram um site que reúne informações sobre todas as ações de combate a pandemia de covid-19 lideradas pelas instituições ou feitas em parceria.

Acesse www.industriapelavidadf.com.br e conheça.

Texto: Samira Pádua, com colaboração de Nilson Carvalho
Foto: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Veja a galeria de fotos:

Senai-DF doa dez capacetes de respiração para a rede pública de saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *