Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

sema fibra corpo materia CRI4668

A Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF) e a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) assinaram, no dia 25/8, um contrato para formar e qualificar profissionais em instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos. O objetivo é viabilizar a realização das metas do programa governamental Brasília Solar. O contrato foi assinado pela Sema e pelo Senai, além de contar com a parceria da Fábrica Social e com o financiamento do Fundo Único do Meio Ambiente (Funam).

Por meio do convênio entre o Sistema Fibra e o GDF, foi definido que a qualificação na área de instalação e manutenção de Sistemas Fotovoltaicos será oferecida a 150 jovens inscritos no Cadastro para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar per capta de até R$154,00. Os alunos já foram escolhidos e a aula inaugural do projeto será ministrada na Fábrica Social no dia 3 de outubro.

“Trata-se de um investimento de R$ 300 mil que, talvez não transforme a realidade de Brasília, mas vai transformar a realidade de 150 pessoas que terão oportunidade de começar um trabalho e ocupar um mercado que ainda é tão carente de profissionais. A energia solar é uma realidade que gera centenas de milhares de empregos e, com certeza, aqui no Brasil não será diferente”, explicou André Lima, secretário de meio ambiente do Distrito Federal.

Ao todo, serão formadas seis turmas, cada uma com 25 alunos. Serão 200 horas/aula teóricas e práticas, divididas pelo período de dois meses. O curso trabalha toda a parte básica necessária para a inserção do profissional no mercado de trabalho, inclusive nas questões relacionadas à segurança. Entre os conteúdos estão: eletricidade básica, interpretação de projetos elétricos, análise e estudos de normas, tecnologia fotovoltaica e estudo de baterias.  

O presidente do Sistema Fibra, Jamal Jorge Bittar, comentou sobre a satisfação de realizar essa parceria com a Sema-DF. “Espero que possamos alinhar sempre essas parcerias, porque o Sistema acredita nessa secretaria e nesse governo. Para nós, é um prazer poder fazer a diferença na vida dessas pessoas, torço para que a estrutura e o corpo técnico do Senai-DF possam acrescentar a esses profissionais que serão formados”, afirmou.

O Senai-DF será o responsável pela capacitação dos alunos, por ser uma instituição referência, além de ser a única entidade da cidade a contar com um Centro de Treinamento de Energia Solar, que está conectado à rede da Companhia Energética de Brasília (CEB).

Para a diretora de Operações do Sesi e Senai-DF, Maria Gricélia de Melo, firmar parcerias amplia a rede de atuação do Senai e auxilia a disseminação de novas tecnologias. “O Senai busca parceiros que agreguem valor, a exemplo deste convênio firmado com o Governo de Brasília. Especificamente na área de Energia Fotovoltaica, com o Centro desenvolvemos não apenas a formação, mas também soluções em projetos de instalação e manutenção. E, dando total suporte e apoio, ainda temos a Casa Solar que é um laboratório vivo voltado para a tecnologia”, afirma.

O Centro de Treinamento, chamado de Casa Solar, está localizado no Senai Taguatinga e foi inaugurado neste ano, graças a uma parceria entre Senai (Departamento Nacional), Senai-DF, Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Instituto Ideal), Grüner Strom Label e.V. (GSL) e Cooperação Alemã para o Desenvolvimento sustentável – por meio da Deutsche Gesellschaft Für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). Entre os serviços oferecidos estão as capacitações voltadas para o processo da energia fotovoltaica, desde o planejamento, fabricação, montagem, operação e manutenção das instalações.

Qualificação Profissional no Senai

O Senai-DF oferece vários cursos na área de Energia Solar, inclusive alguns específicos em “Fotovoltaica”.

Na área de Solar Térmica (aquecimento de água), a instituição oferece cursos que capacitam os profissionais para realizar levantamento de cargas térmicas, dimensionar equipamentos, levantar especificações técnicas e realizar manutenções de sistemas de aquecimento de água. Os interessados podem optar pelos cursos de Dimensionamento de Sistema de Aquecimento Solar Térmico de Pequeno Porte, de carga horária de 40h ou Montador de Sistema de Aquecimento Solar Térmico de Pequeno Porte, com carga horária de 160h.

Na área de Solar Fotovoltaica (energia elétrica), os cursos capacitam os profissionais para realizar levantamento de cargas elétricas, dimensionar equipamentos, levantar especificações técnicas e realizar manutenções de sistemas fotovoltaicos. Os cursos ofertados são: Dimensionamento de Sistema Fotovoltaico (com carga de 40h) e Instalador de Sistema Fotovoltaico (200h).

Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento do Senai Taguatinga pelo telefone: (61) 3353-8715.

 

Por Aline Porcina e Aline Reis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *