FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os empresários do setor metalúrgico do DF terão, em breve, um panorama sobre o impacto de seus negócios no meio ambiente da capital federal. Trata-se de uma pesquisa, em andamento, realizada pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do DF (Simeb), junto às empresas associadas. O principal objetivo é descobrir como essas indústrias tratam, atualmente, os resíduos gerados pelo setor, como aparas de metal – principal poluente da indústria metalúrgica.
“Com o estudo, o Simeb terá condições de iniciar um trabalho correto de coleta dos resíduos, minimizando impactos ao meio ambiente. O levantamento dará, ainda, condições para que nossas empresas estejam em dia com a legislação, como por exemplo, portando licenças ambientais emitidas por órgãos competentes”, afirma Clistones Lívio, diretor representante do sindicato junto à Fibra.
No Distrito Federal, o órgão responsável pela emissão é o Instituto Brasília Ambiental (Ibram). “Empresas não licenciadas ambientalmente podem, inclusive, não concorrer a editais públicos, o que está disposto na lei das Licitações e Contratos Públicos n° 8666/93”, acrescenta Daniele Ferreira, assessora da Superintendência de Licenciamento e Fiscalização do órgão.
O setor metalúrgico no DF conta hoje com cerca de 500 empresas. Até o momento, não há pesquisa publicada sobre o impacto da produção do setor no meio ambiente da capital federal. Para participar da sondagem, os empresários podem acessar o site www.simeb.org.br. Mais informações: 3233-3375.
Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Foto: Unicom