FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os empresários do Distrito Federal ganharam nesta quinta-feira (5) um espaço que reúne 14 órgãos da área de licenciamento de atividades econômicas e uma agência de atendimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O Simplifica PJ fica na QI 19 do Setor de Indústrias de Taguatinga e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Segundo o governo local, mais de 50% das empresas brasilienses ficam na região administrativa.
O Simplifica PJ evita que o empreendedor tenha de se deslocar a diversos órgãos para obter registro e licenciamentos, desburocratizando e acelerando esses processos. Segue o mesmo princípio do Na Hora, só que com serviços específicos para pessoas jurídicas. “Beneficia não só os industriais, mas o setor produtivo como um todo. O ideal seria futuramente termos outras unidades, mas começar por Taguatinga já terá impacto muito grande”, acredita o presidente do Sistema Fibra, Jamal Jorge Bittar. O Sistema cedeu o terreno por cinco anos ao governo local.
A inauguração foi classificada pelo governador Rodrigo Rollemberg como mais um passo para destravar o desenvolvimento econômico. Ele destacou a parceria com o Sistema Fibra e com o Sebrae. “Vamos poder fazer mais, mais rápido e melhor”, disse. O governador enumerou outras ações que ajudam a fortalecer a economia local, como a mudança da previdência dos servidores públicos, o envio próximo do projeto de lei que regulamenta o uso e a ocupação do solo e a lei federal que permite que se adotem incentivos fiscais aplicados em outras unidades da Federação.
O chefe do Executivo assinou durante o evento o decreto de criação do comitê gestor da Rede Nacional de Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios no DF (Redesimples). “É hora de aproveitarmos este momento positivo para criarmos as condições de o empreendedor investir e de Brasília crescer”, convocou Rollemberg.
Durante a cerimônia, o diretor secretário da Fibra, Paulo Eduardo Montenegro de Ávila, afirmou que o Simplifica PJ contribui para a criação de um ambiente de desenvolvimento econômico. “Temos toda a governança consolidada aqui para resolver questões operacionais.”
O secretário de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia, Valdir Oliveira Filho, disse que o empresário contará agora com um atendimento “ágil e justo”, que proporcionará maior competitividade ao Distrito Federal.
Desburocratização
Há dois anos, o empresário brasiliense passou a contar com o Registro de Licenciamento Empresarial (RLE), que acelerou a abertura e o fechamento de negócios. Antes do RLE, eram até 120 dias para formalizar uma empresa no DF. Agora, pode ser até meia hora, dependendo da atividade. No caso das empresas de baixo impacto, o processo é todo on-line, mas aquelas que precisam da vistoria e da fiscalização de vários órgãos necessitam de atendimento presencial. O Simplifica PJ, portanto, torna esse processo mais fácil e rápido.
Simplifica PJ
Setor de Indústrias de Taguatinga, QI 19, Lote 42
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30
– Agência de Fiscalização do DF (Agefis)
– Banco de Brasília (BRB)
– Conselho Regional de Contabilidade
– Corpo de Bombeiros
– Defesa Civil
– Instituto Brasília Ambiental (Ibram)
– Junta Comercial
– Receita Federal
– Secretaria da Agricultura e Desenvolvimento Rural
– Secretaria das Cidades (Adm. Regional de Taguatinga)
– Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia
– Secretaria de Fazenda
– Secretaria de Gestão do Território e Habitação
– Vigilância Sanitária
Texto: Anna Halley
Foto: Cristiano Costa
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra