Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

Premio Jorge Salim corpo materia CRI8690

Para encerrar a 2ª Semana da Comunicação Gráfica do Distrito Federal com chave de ouro, o Sindicato das Indústrias Gráficas do DF (Sindigraf-DF) realizou, nesta quinta-feira (20/10), a tradicional noite de premiação dos vencedores do Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim. O prêmio, que este ano chega à sua 16ª edição, é uma das mais importantes premiações do setor gráfico de Brasília e conta com a parceria da Associação Brasileira das Indústrias Gráficas (Abrigraf-DF).

Para Pedro Verano, presidente da entidade, o Prêmio de Excelência Gráfica é um demonstrativo da alta qualidade dos produtos que são oriundos da nossa Capital. “Já é um prêmio de referência no setor e até de nível nacional. Nesta noite, são apresentados e premiados os serviços de qualidade, de inovação e, sobretudo, a mão de obra qualificada capaz de produzir o que há de melhor no setor”, salienta Verano.

O evento reuniu 22 empresas gráficas e mais de 200 trabalhos inscritos de empresas brasilienses e entorno, em busca do título de melhor produto da Capital, nas 27 categorias avaliadas pelo prêmio. Os produtos foram divididos em sete segmentos: Jornais, Acondicionamento, Impressão digital e sob demanda, Impressos comerciais, Promocionais, Livros e Revistas. 

Premio Jorge Salim corpo maeteria CRI8690

A equipe julgadora foi formada por profissionais da Escola Theobaldo de Nigris, em São Paulo – unidade de formação profissional gráfica considerada a mais importante da América Latina. A avaliação técnica foi feita levando em consideração as características dos produtos em registro, contraste, densidade, ganho de ponto e reprodução de imagens, além de acabamentos e recursos especiais, tais como encadernação, colagem, textura, vernizes especiais e outros.

Uma das empresas mais premiadas nas quatro últimas edições do Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim, a gráfica Athalaia, repetiu o feito na noite de ontem, quando foi agraciada nas categorias: impressão digital/pequenos formatos; pôsteres e cartazes; relatório de empresas; livros de textos; guias e manuais; livros institucionais; livros culturais e de arte; revistas infantis ou de desenho. Para Roberto Martins, gerente de vendas da empresa, este tipo de valorização do segmento incentiva as indústrias gráficas a investirem na qualidade dos produtos, beneficiando todo setor da região. “Hoje, o mercado gráfico de Brasília é considerado um dos três maiores que existe no contexto nacional. E, para nós, dá um certo orgulho, porque ainda somos tão pequenos comparados com grandes estados como São Paulo e Rio de Janeiro”, salienta Martins.

Na ocasião, para a comemoração dos 45 anos de atuação do sindicato, foi lançado o livro Monumento 61, com fotos de Bento Viana, texto de TT Catalão e projeto gráfico da Boi Bumbá Estilo Criativo.

O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal, Jamal Jorge Bittar, salientou a importância do evento na divulgação da qualidade das empresas gráficas existentes na Capital Federal. “O prêmio já virou referência na nossa cidade. Todas as empresas premiadas ressaltam a qualidade que temos no segmento aqui em Brasília e que são garantidoras do desenvolvimento e do setor econômico da cidade”, completa Jamal.

2ª Semana Gráfica do DF

A 2ª semana gráfica do DF contou com diversos eventos voltados para temas relacionados aos atuais desafios da indústria gráfica, perspectiva do setor para os próximos anos, além de temas como empreendedorismo, inovação, motivação, entre outros.

O evento teve vasta programação iniciada na noite de terça-feira (18/10), com a palestra “Redesenhando nosso papel”, ministrada pelo CEO do Grupo Abril, Walter Longo, em que debateu com os participantes, a importância da mídia impressa.

Além disso, como parte da programação, na tarde de quarta-feira (19/10), foi realizada a premiação dos alunos participantes do concurso Jovem Escritor. As 100 melhores redações foram compiladas e deram origem ao livro “Jovem Escritor – Cultura e Mudança Social”.

O Sindigraf-DF

A indústria gráfica está presente no DF desde 1956 e o Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf/DF) surgiu, em 1971, com o objetivo de organização do setor gráfico no Distrito Federal – presente desde esse momento promovendo o desenvolvimento do setor. Hoje, a entidade representa mais de 500 empresas que geram cerca de 12.500 empregos diretos e indiretos, posicionando o segmento dentre os que mais empregam no DF. Um dos maiores, dos mais avançados e dos que mais investem em tecnologia do país, o setor movimenta mais de R$ 500 milhões por ano, considerando faturamento e investimentos diretos em máquinas e equipamentos.

 

Por Gabriela Soares

Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *