FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf-DF) recebeu empresários e profissionais de diversos estados para o 14º Prêmio José Cândido Cordeiro, que celebra a excelência no setor. A realização é da Associação Nacional das Indústrias Gráficas e da Comunicação (Andigraf). O evento foi em 27 de outubro, na sede do sindicato, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG).
Foram 179 finalistas, que disputaram em 39 categorias — desde métodos de impressão tradicionais até tecnologias digitais de ponta, abrangendo de embalagens e rótulos a materiais de marketing, publicações e conteúdos promocionais.
Durante a cerimônia, o presidente da Andigraf, Raul Eduardo Fotenelle Filho, destacou o fato de que a premiação ocorreu pela primeira vez na capital do Brasil — e pela primeira vez fora da Região Nordeste. “Isso demonstra o quanto o prêmio cresceu. Prova disso é a quantidade de industriais que conseguimos atingir, pois foram inscritos representantes de 16 estados. É o reconhecimento do potencial, da qualidade, do compromisso e da entrega da indústria gráfica”, disse ao público do evento.
No mesmo dia, representantes de indústrias locais e de outras partes do País participaram de uma programação sobre tendências no segmento, com palestras sobre processos de impressão e pós-impressão para micro e pequenas gráficas e estratégias de negócio. Também fizeram visitas técnicas a empresas de Brasília.
Para o presidente do Sindigraf-DF, João Batista Alves dos Santos, “determinação e resiliência são as palavras que resumem o quão árduo é o trabalho do setor, que está sempre em busca de novidades, tecnologias e referências para uma entrega efetiva e de alto padrão para os clientes. O Prêmio José Cândido Cordeiro evidencia o nosso potencial”.
Representação brasiliense
As 39 categorias do prêmio foram divididas em 14 segmentos: Acondicionamento, Comercial, Design Gráfico, Impressão Digital, Impressão Flexográfica, Impressão Serigráfica, Jornais, Livros, Produtos para Identificação, Produtos Próprios, Promocional, Revistas, Sinalização e Sustentabilidade Ambiental. Houve ainda uma homenagem a fornecedores.
Os produtos foram submetidos a uma comissão julgadora, que avaliou a excelência técnica, a criatividade, a inovação e a sustentabilidade ambiental dos materiais, com destaque para a crescente importância das práticas de impressão responsável na era moderna.
Cinco gráficas do Distrito Federal foram premiadas: Athalaia Gráfica e Editora, GH Comunicação Gráfica, Gráfica Distrital, Gráfica e Editora Movimento e Gráfica e Editora Qualidade.
A Athalaia venceu em duas categorias do segmento de Livros: infantis e juvenis, pela impressão de Severina, A Menina Rica do Sertão, de Laerte Silvino; e ilustrados e técnicos, com Atlântida, da Associação Prosperar. “O setor enfrenta diariamente questões tributárias, de mercado, de tecnologias e de adequações, por isso ter reconhecimento nacional pela atividade, que envolve uma equipe que se esforça por um serviço de qualidade, é magnífico. Além disso, demonstra o potencial da mídia impressa, diante de um mundo em que muitas coisas estão no virtual. É a valorização não só da indústria gráfica, mas de autores, fotógrafos e tantos outros artistas”, afirma o gerente comercial da Athalaia, Roberto Carlos Martins.
Vice-presidente para Comunicação e Marketing do Sindigraf-DF, Antônio Carlos Navarro, que é consultor de gestão ambiental da Fibra, foi agraciado com uma medalha pelos anos de dedicação ao setor.
A entrega dos troféus do segmento de Livros foi feita pelo presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar. “É importante valorizar a base dos sindicatos, e o prêmio demonstra o quanto o trabalho de cada indústria é importante para a sociedade.” O 1º vice-presidente da Federação, Pedro Henrique Verano, e o diretor financeiro, Antônio Eustáquio de Oliveira, também participaram da cerimônia, com a entrega dos prêmios de Revistas e de Produtos Próprios, respectivamente. O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) e superintendente do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), Marco Secco, compareceu ao evento.
Veja a lista completa dos vencedores aqui.