Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

sindiveste1A falta de um ambiente favorável aos negócios, somada ao atual cenário de recessão econômica no País, tem tido reflexos imediatos no empresariado brasileiro. As políticas de arrocho fiscal têm comprometido a intenção de compras das famílias, assim como têm neutralizado os investimentos e impossibilitado a manutenção dos empregos por parte dos empresários, que já sofrem com uma das maiores cargas tributárias do mundo. Reflexo disto é a queda no Índice de Confiança do Empresário Industrial do Distrito Federal (ICEI-DF), que apresentou em março o menor patamar da série histórica – registrando 34,6 pontos no mês em análise. Por este motivo, reinventar o negócio torna-se imprescindível para a sobrevivência da empresa. 

A internacionalização é, segundo o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, das saídas para driblar as dificuldades no mercado interno. “As crises também são momentos de oportunidades. Quem não encolhe faz a oportunidade”, comentou Jamal, durante o lançamento do projeto “Brasilia – Brands and Designers”, nesta quarta-feira (22), na sede da Casa.

O Brasilia – Brands and Designers é fruto de uma parceria entre Sindicato da Indústria do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste) e a semana de moda brasiliense, a Capital Fashion Week (CFW). A Federação apoia a iniciativa e, durante o evento de lançamento do catálogo de moda, o Sindicato assinou um convênio com o Sesi e o Senai/DF para acessibilizar os serviços do Sistema Fibra aos empresários e empregados do setor.

Em seu discurso, Jamal também falou sobre a importância de projetos no fortalecimento da economia do setor. Segundo ele, o empresário deve ver o sindicato e a Federação como parceiros. “Sintam-se estimulados a crescer e buscar o associativismo junto a Casa”, ressaltou.

O projeto “Brasilia – Brands and Designers” terá a missão de incluir o Distrito Federal nos principais circuitos de moda do país e do mundo, além de alavancar a economia do setor de vestuário na capital. A ação tem o intuito de promover a internacionalização das empresas locais e apresentar ao público as peças de roupas que são confeccionadas nas indústrias do DF.

A iniciativa foi testada inicialmente nos Estados Unidos com 17 empresas, entre elas Apoena, Bia Balu, Confraria, Difuzi, Ediene Costa, Guilda, Jukaf, KocPitt, Muv Shoes, Rapha Fitness, Summershop, Umana e Vento Radical, que tiveram seus produtos fotografados no “catálogo Nova”, após curadoria, na qual foram avaliados dados técnicos e de estilo, pelos designers Lurdinha Danezzy, Carol Nemoto, Sandra Lima e Viviane Kulczynski.

sindiveste2

 

“Temos a intenção de estimular a exportação, mas queremos, também, que o público do DF consuma o que é produzido aqui. Temos poder aquisitivo para isso e agora vamos promover essas empresas”, comenta a presidente do Sindiveste, Walquiria Pereira Aires.

Os produtos apresentados variam entre roupas femininas, masculinas, calçados e acessórios. Nesta manhã, durante desfile que encerrou a solenidade, os convidados puderam conferir alguns dos produtos que ganharam notoriedade internacional na missão em Nova Iorque. O evento também marcou o início do período de inscrições para o concurso “Novos Talentos 2015 do Capital Fashion Week”. Mais informações sobre as inscrições, clique aqui.

Marcus Fogaça
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra
e-mail: marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefone: 3362-6127
Foto: Glaucya Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *