Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

 

premio maioresdodf sistemafibra cristianocosta

O Grupo JBr de Comunicação lançou na noite de quarta-feira (20) o anuário Maiores da Capital. São 128 páginas com histórias de crescimento e de inovação que movimentam a economia brasiliense. Na sede nacional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na L2 Sul, foram homenageados as maiores empresas do Distrito Federal e os apoiadores do anuário, entre eles o Sistema Fibra, representado pelo presidente, Jamal Jorge Bittar, e pelo 1° vice-presidente, Elson Ribeiro Póvoa.

Com a publicação, o grupo deu novo formato ao prêmio Maiores do DF, promovido há 20 anos. “Precisamos valorizar nossos empresários, que são exemplos para estimular futuros empreendedores”, disse Renato Matsunaga, diretor superintendente do JBr. Ele também destacou o valor do trabalho de capacitação feito pelas entidades do Sistema S para o desenvolvimento socioeconômico.

Além de levar em conta o ranking dos maiores contribuintes do DF (dados da Secretaria de Fazenda), a organização do prêmio considerou fatores como inovação, crescimento e capacidade de superação, explicou Matsunaga, que entregou aos homenageados os troféus e diplomas ao lado do governador Rodrigo Rollemberg.

Em discurso, o governador falou da importância de mostrar que Brasília vai além das características político-administrativas. “Precisamos reduzir a dependência do setor público, e isso só vai acontecer com a ampliação do setor privado.”  O chefe do Executivo agradeceu a participação do empresariado no debate sobre as mudanças na previdência do funcionalismo local, em discussão na Câmara Legislativa.

Rollemberg destacou duas medidas recentes que vão favorecer a competitividade dos empreendedores da capital: a possibilidade de que se adotem incentivos fiscais concedidos por estados vizinhos, por meio de lei federal sancionada em agosto, e o envio à Câmara Legislativa do projeto de lei que regulariza o Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal (Pró-DF).

Para Elson Póvoa, que subiu ao palco para receber a homenagem em nome do Sistema Fibra, a premiação reconhece o esforço da iniciativa privada para o desenvolvimento do DF e do Brasil. “Investir no setor produtivo é o que de fato vai fazer a nossa economia crescer, criando condições para que empreendedores possam empregar, produzir e vender”, resume.

Cenários e tendências

Antes da cerimônia de premiação, os convidados assistiram a uma palestra de Mara Luquet, que destacou a queda da taxa básica de juros e o início da retomada dos investimentos estrangeiros. A jornalista falou das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país nos últimos anos, mas chamou a atenção para os legados dessa crise, que, lentamente, começa a ficar para trás: a maior preocupação dos brasileiros com o dinheiro público e a eficiência das empresas sobreviventes, que mostram capacidade acima da média, criatividade e resiliência.

A jornalista se disse impressionada com a atividade econômica em Brasília. “Li histórias ótimas no anuário. São empresas que sobreviveram à maior crise brasileira e agora estão mais eficientes e inovadoras para aproveitar grandes oportunidades neste início de um novo ciclo.”

Texto: Anna Halley
Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *