Defesa de interesses do segmento industrial, fortalecendo as bases desenvolvimento para a construção de uma indústria forte, dinâmica e competitiva
FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...

A Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), em parceria com a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), desenvolveu uma ferramenta de BI (business intelligence) que permite consultar com facilidade dados de exportação do País e do Distrito Federal. 

Com acesso livre a qualquer pessoa e gratuito, a plataforma é útil a empresas que desejam exportar, pois fornece dados do fluxo de comércio exterior por país de destino, por unidade federativa de origem e pelas classificações Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias (SH) e Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). É possível obter respostas para dúvidas como a relação comercial entre o Brasil (ou especificamente entre o DF) e outros países, os produtos mais exportados e importados e a participação dos países nas exportações totais do DF.

Desenvolvida em novembro de 2023, a ferramenta traz dados do Comex Stat, portal de estatísticas de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e do Ministério da Economia. Para acessá-la, é necessário realizar um cadastro simples no site da Fibra, com nome, e-mail, empresa e cargo.

A Rede CIN, coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio de um conjunto de serviços. Com o apoio dos CINs, os empreendimentos adquirem o conhecimento e as condições desejáveis para uma entrada segura e bem-sucedida em mercados globais.

Se você pensa em internacionalizar sua indústria ou já faz transações com outros países, entre em contato com o CIN-DF. Os telefones são (61) 3362-6122/6132 e o e-mail é cin@sistemafibra.org.br.

Texto: Marcus Rodrigues
Foto: Victor Hugo Pessoa/Fibra
Assessoria de Comunicação da Fibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *