FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) promoveu nessa terça-feira, 23 de novembro, o quinto e último encontro de 2021 do Projeto Diálogos Comerciais. Desta vez, o foco foi o mercado paraguaio. A ação ocorreu de forma virtual, com transmissão pelo canal da Federação no YouTube.
“O Paraguai é o terceiro parceiro comercial do Brasil na América do Sul, atrás apenas da Argentina e do Chile. A intensidade do comércio bilateral do Brasil com o Paraguai é muito elevada; nosso País é o principal importador do Paraguai, absorvendo um terço de todas as exportações de lá”, pontuou o embaixador do Brasil no Paraguai, Flávio Damico, que demonstrou potencialidades e formas de incrementar relações econômicas entre os dois países.
Ele também falou sobre oportunidades de importação, de exportação e de captação ou promoção de investimentos: “Há muitas perspectivas e possibilidades abertas de intercâmbio comercial com potencialidades ainda não totalmente exploradas”.
Representante da Embaixada do Paraguai no Brasil no evento, Fernando López Closs apresentou dados macroeconômicos, acordos comerciais e oportunidades de investimento que empresários locais podem encontrar no país vizinho. “Buscamos sempre aumentar o intercâmbio comercial entre Paraguai e Brasil e, normalmente, o Centro-Oeste representa um desafio para a gente. Por isso, reforço a relevância que tem para nós a organização de encontros como este”, disse.
No bate-papo, as possibilidades de apoio da Câmara de Comércio Brasil – Paraguai para interessados em oportunidades comerciais foram exibidas pelo presidente da instituição, Thiago Catelan.
A conversa foi mediada pela gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN-DF) da Fibra, Viviane Brunelly, e teve a participação do diretor-secretário da Fibra, Paulo Eduardo Montenegro de Ávilla e Silva, que apresentou um panorama econômico da capital do País.
Diálogos Comerciais
O Projeto Diálogos Comerciais tem entre os objetivos identificar oportunidades de negócios com países vizinhos, estimular a cultura empresarial para o comércio exterior e melhorar o ambiente de negócios no DF.
“A partir de diálogos e integrações desse tipo, nossa expectativa é que sempre tenhamos oportunidades de estimular relações mais intensas, robustas e continuadas, não só no âmbito comercial, mas também em questões culturais”, destacou o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar.
Desde 2020, quando foi iniciado, já foram realizados encontros com foco nos mercados chileno, colombiano, argentino e uruguaio.
Como o CIN-DF pode ajudar na internacionalização
O CIN-DF dá suporte para uma entrada segura e bem-sucedida no mercado internacional. Além de apoiar a participação em missões empresariais, com os objetivos de aumentar a competitividade da indústria local e o crescimento no mercado, o centro promove periodicamente ações de capacitação e tem autorização para emitir documentos importantes para as relações de empresas brasilienses com outros países, como o ATA Carnet e o Certificado de Origem Digital (COD). Também fazem parte dos serviços a análise do cenário, das oportunidades e dos riscos e a elaboração de estudos personalizados.
Para saber mais, os interessados podem entrar em contato com o CIN-DF pelos telefones (61) 3362-6122/6132, de segunda a sexta-feira, das 9 horas ao meio-dia e das 13 às 18 horas, ou pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br.