FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A 5ª edição do prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos agraciou o projeto ViraVida, desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesi, na categoria Boas Práticas. O prêmio é uma promoção do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, coordenada pelo Governo Federal. Esta é a terceira vez que o projeto é premiado.
A cerimônia de entrega da premiação aconteceu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (20/05). A coordenadora do projeto ViraVida no Distrito Federal, Cida Lima, foi homenageada pelo prêmio ao lado do Romerito Carneiro, representante do Departamento Nacional do Sesi. “Esse prêmio é um reconhecimento do nosso trabalho perante a sociedade e dos alunos. Um trabalho sério, responsável e cuidadoso”, comenta Cida.
A premiação, entregue pela secretária nacional de direitos da criança e adolescente da SDH/PR, Angélica Goulart, valoriza projetos, pessoas e instituições que tenha se destacado na defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes, em especial nas que são vítimas de crimes sexuais. O presidente da Federação das Indústrias do DF, Jamal Jorge Bittar, é um entusiasta da temática de combate à violência infanto-juvenil.
Impossibilitado de participar da cerimônia de premiação devido a Agenda Legislativa 2015, Jamal lembrou que o programa se destaca por formar inserir os jovens no mercado e trazer novas perspectivas a vida dos jovens. “Sou totalmente adepto do trabalho de recuperação dos jovens mediante a qualificação profissional. Ganha eles, ganha o setor produtivo, ganha a sociedade como um todo”, comenta.
Política pública
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência criou um Grupo de Trabalho como missão construir um plano para a implementação de política pública voltada às crianças e adolescentes, nos moldes do projeto ViraVida. A ação cria condições para que jovens de baixa renda, entre 15 e 21 anos, com histórico de violência sexual, tenham oportunidade de adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades e recuperar a autoconfiança para ingressar no mundo do trabalho.
Neide Castanha
Ativista em prol do Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Neide Castanha faleceu em 2010. Ela era assistência social e conquistou vitórias em sua trajetória profissional, como a mobilização nacional para aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) entre outras conquistas.
Marcus Fogaça
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra
e-mail: marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefone: 3362-6127
Foto: Glaucya Braga