FIBRA
Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) sediou nessa quarta-feira, 29 de setembro, o Workshop de Soluções – Tecnologias Aplicadas ao Setor do Vestuário no DF. Promovido pela Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) e pela Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), com o apoio da Federação e do Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF (Sindiveste-DF), o evento buscou mapear demandas para tornar o setor mais competitivo.
A iniciativa faz parte do projeto Conectando DF e foi precedida de um debate preparatório, em agosto, com o tema O Futuro e os Desafios da Indústria do Vestuário no DF. “Nosso objetivo é identificar as necessidades de desenvolvimento tecnológico dos empresários e encaminhá-las para institutos de pesquisa e startups. Com isso, conseguimos fazer com que empresários que têm dificuldade de inovar consigam receber inovação tecnológica, que será feita em conjunto para melhorar o setor como todo”, explicou o presidente da Abipti, Paulo Foina.
Ao falar sobre a indústria da moda, o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomario de Queiróz, lembrou do pioneirismo do setor e apontou para a necessidade de evolução do processo produtivo. “A indústria do vestuário foi uma das primeiras a se instalar na capital, com alfaiates e costureiros que se vieram a fim de atender executivos e servidores públicos no começo de Brasília. A moda é inovadora por excelência e a indústria também deve ser. O futuro da vestimenta aponta para roupas que se autorregeneram, mudam de cor e estão integradas com a internet”, disse.
Entre as demandas apresentadas pelos participantes estavam a necessidade de modernização do parque de produção, novas soluções para modelagem e corte de tecidos e ações governamentais que incentivem o consumo de produtos e serviços do DF.
“Encontros assim são extremamente importantes. Temos um longo caminho para fazer o setor crescer e esse trabalho ocorre com o levantamento de gargalos”, destacou a presidente do Sindiveste-DF, Walquiria Pereira Aires.
O evento dessa quarta ocorreu de forma híbrida, com participantes na Fibra e por videoconferência e foi conduzido pelo coordenador da série Workshop de Soluções, Eduardo Fayet, da Abipti. Encontros semelhantes também ocorreram este ano, para os setores de construção e tecnologia da informação.